Procurar
Close this search box.

TRIBUTO AO FADO, TRIBUTO À LIBERDADE celebra 50 anos de Democracia

A ACADÉMICA DA MADEIRA assinala o 50.º Aniversário do 25 de Abril com quatro eventos. A 13 de abril, a apresentação do primeiro “o primeiro trabalho, cientificamente realizado no âmbito da História, sobre a Revolução do 25 de Abril na Madeira”, de Lino Bernardo Calaça Martins. A 24 de abril, os Fatum participam do “Concerto Monumental dos 50 anos do 25 de Abril de 1974”, promovido pela autarquia do Funchal. No sábado, 27 de abril, o grupo de fados sobre o palco do Centro Cultural e de Investigação do Funchal para o espetáculo “Tributo ao Fado, Tributo à Liberdade”. A exposição “É Proibido Proibir” encerra a programação no final de abril, promovida na Universidade da Madeira.
João Freitas e Carlos Abreu, nos instrumentos, dos FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, no sarau de maio de 2023, na antiga capela de N. S. de Belém, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Os bilhetes têm um custo de 3 euros e podem ser adquiridos na Ticketline ou na bilheteira do Teatro Municipal de Baltazar Dias.

Em 2024, celebram-se 50 anos da Revolução dos Cravos que iniciou a democracia em que vivemos, após décadas de ditadura.

Este ano, completam-se precisamente 62 anos do tumultuoso ano de 1962 que ficou marcado por dois outros eventos que fizeram tremer o Regime: a Crise Académica, iniciada em Coimbra, mas que rápido se alastrou a outras instituições de ensino superior, também energeticamente reprimida pelas autoridades; e a Revolta das Águas, na Madeira, da qual se emergiu a mártir popular Sãozinha, na sequência de um confronto contestatários com a polícia.

Variação Linguística, Identidades e Mobilidades

A Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira vai realizar no dia 20 de maio, entre as 10:45 e as 18:00, no Campus da Penteada, o Seminário Internacional: Variação Linguística, Identidades, Mobilidades. Esta iniciativa insere-se no âmbito da Licenciatura em Estudos de Cultura e do Mestrado em Linguística:

Assim, nas palavras do presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, Ricardo Freitas Bonifácio, “a realização do concerto de fado, intitulado “Tributo ao Fado, Tributo à Liberdade”, nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, destaca-se como um evento de significância cultural e histórica”.

Filha da Democracia, a Universidade da Madeira tem desempenhado um papel vital na promoção da dinâmica cultural na Região, em especial da cidade do Funchal, através de diversas manifestações artísticas protagonizadas por professores, estudantes e antigos estudantes.

A ACADÉMICA DA MADEIRA, como sua principal estrutura associativa estudantil, tem promovido uma diversificada atividade cultural de jovens para jovens, mas aberta a todo o público.

Alojamento no Ensino Superior reforçado em 70 milhões de euros

O Plano Nacional Para o Alojamento no Ensino Superior vai ser reforçado em 70 milhões de euros uma verba que visa apoiar as instituições de ensino superior face ao aumento dos custos de construção que se verificaram no último ano Garantem se assim as melhores condições financeiras para a concretização

Toda a oferta cultural da ACADÉMICA DA MADEIRA resulta do trabalho de mais de uma centena de jovens, cuja “participação no concerto não só enriquece o programa com a autenticidade do fado, mas também ressalta o compromisso dos jovens madeirenses com a valorização da herança cultural do país”, como destaca Ricardo Freitas Bonifácio.

Há toda uma atividade de mais de 130 voluntários que diariamente trabalham em prol dos estudantes universitários e de demais jovens, “oferecendo a toda sociedade dezenas de atividades que incluem eventos culturais e educativos”, refere o Presidente da Académica, como é exemplo este concerto.

Anualmente, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, a ACADÉMICA DA MADEIRA desenvolve uma gala dedicada à música portuguesa, realizada no Teatro Municipal de Baltazar Dias, onde o grupo de fados da Académica, o FATUM, que “desempenha um papel fundamental na promoção e preservação desta tradição musical”.

European elections and the future of European Union

In a short time, it will be May 23-26, time for the next elections for the European Parliament. These elections are especially important, as they concern the future of Europe and its standing towards important subjects such as work, security, migration and climate change, some of the most discussed topics,

No ano em que se comemora meio século desde o 25 de Abril, a ACADÉMICA DA MADEIRA realiza um concerto de tributo aos estudantes, aos populares, aos militares, aos artistas e a todos quantos lutaram pelo estabelecimento da Democracia dos seus valores em Portugal, a partir de 1974.

O cenário escolhido é icónico, trata-se do novo Centro Cultural e de Investigação do Funchal, que se impõe na paisagem urbana do Campo da Barca. Este edifício de 1940, foi um dos marcos da Ditadura no Funchal, servindo de Matadouro Municipal. A Democracia soube transformá-lo numa casa para as artes e a ciência.

O concerto será realizado no sábado, 27 de abril, a partir das 21.00, no auditório do CCIF, à rua do Matadouro. As entradas custam três euros e estão à venda nas bilheterias do CCIF e do Teatro Municipal de Baltazar Dias, ou na internet através da Ticket Line.

Sou rainha dos caloiros

“Bem-vinda à Universidade da Madeira!” foram as primeiras palavras que ouvi quando aqui cheguei, seguidas por “Olhos nos cascos reles bicho!”. Palavras que nunca pensei vir a gostar tanto, porque foram estas que me receberam e deram início a uma das melhores experiências, se não a melhor, da minha vida

“O fado, como expressão artística profundamente enraizada na identidade portuguesa, serve como um elo entre as gerações, evocando memórias e emoções ligadas à luta pela liberdade e à celebração da democracia”, refere Ricardo Freitas Bonifácio.

A ACADÉMICA DA MADEIRA, numa coprodução com o Centro Cultural e de Investigação do Funchal realiza “Tributo ao Fado, Tributo à Liberdade”, no âmbito das comemorações municipais do 50.º aniversário do 25 de Abril.

O espetáculo contará com fados, baladas e guitarradas de Coimbra, além e outros géneros de música portuguesa, sobretudo de intervenção. Num programa de 60 minutos, serão interpretados alguns dos poetas de Abril, como Zeca Afonso, Fernando Machado Soares e Manuel Alegre.

A terapia dos pássaros…para o bem-estar social

Antonin teve um problema grave de saúde que lhe criou dificuldades na interacção social Numa tentativa de o ajudar a regressar ao mundo e a reaprender a lidar com pessoas os serviços sociais colocaram no a trabalhar num centro de reabilitação de aves em Genebra Suíça Lá ele tem

Lembrando que 2024 assinala os 20 anos do desaparecimento de Carlos Paredes, haverá ainda um momento dedicado ao grande mestre da Guitarra Portuguesa.

O grupo de fados FATUM, foi constituído em janeiro de 2010, como um projeto há muito ambicionado pela ACADÉMICA DA MADEIRA, na sequência de várias serenatas monumentais desenvolvidas e que levaram ao Funchal fadistas e músicos deste estilo musical de Coimbra e de outras academias portuguesas.

A primeira actuação dos FATUM decorreu a 26 de março de 2010, no âmbito do 4.º aniversário da revista da ACADÉMICA DA MADEIRA. A partir dessa data o grupo começou a realizar várias atuações, dentro e fora da Região Autónoma da Madeira.

Madeira recebe evento sobre inteligência artificial

O 8220 Madeira International Workshop in Machine Learning 8221 destaca se como um evento que promove a aplicação da Inteligência Artificial em diversos setores Com o objetivo de unir academia e empresas o evento oferece uma formação teórica prática e palestras ministradas por oradores nacionais e internacionais

Ao longo de mais de 14 anos de atividade, sobretudo na Madeira, contam também com dezenas de atuações noutras regiões portuguesas e deslocações ao estrangeiro, a última das quais ao Reino Unido, em janeiro deste ano.

Constitui o grupo residente no Colégio dos Jesuítas do Funchal, que acolhe a Reitoria da Universidade da Madeira, realizando saraus de fados a cada quinze dias, dinamizados pela ACADÉMICA DA MADEIRA.

Na bagagem contam com três álbuns, FATUM (2014), Fado de Coimbra (2019) e Tributo (2022), a que se juntará um quarto nas redes sociais, que foi gravado ao vivo no Teatro Municipal de Baltazar Dias num concerto comemorativo dos dez anos de atividade.

Agora é que é! Tecnologia, Entretenimento e Design no Funchal

A 11 de novembro decorre mais uma edição do TEDxFunchal que reúne dez oradores duas performances convívio social com lanche incluído uma bolsa de ofertas e entrada para a comunidade TEDxFunchal É um dos três mil eventos TEDx realizados em todo o mundo numa rede de ideias que liga mais

Atualmente, integram dez elementos de ambos os sexos, entre solistas, guitarras clássicos, guitarras de Coimbra e semelhante número de formandos, uma vez que a componente formativa é de grande importância para o grupo.

No ano em que alcançaram quase 100 mil visualizações na plataforma Youtube, com 21 mil faixas ouvidas no Spotify, com 3 mil utilizadores, em 58 países.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES