Procurar
Close this search box.

O 35.º aniversário da UMa é assinalado hoje com um concerto

A ACADÉMICA DA MADEIRA presta homenagem aos 35 anos da Universidade da Madeira com um concerto dos FATUM, o seu grupo de fados, no Teatro Municipal de Baltazar Dias, a 29 de abril, às 21:00.
Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, no sarau de março de 2023, na antiga capela de N. S. de Belém, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Música popular portuguesa, memória de grandes concertos da história nossa Academia, tributo a artistas de origem madeirense e ou que passaram pelos palcos da Região. A ACADÉMICA DA MADEIRA organiza um concerto especial, em que estudantes e antigos estudantes celebram a fundação da sua Universidade da Madeira.

Bruges

“DE MOCHILA ÀS COSTAS” Situada no norte da Bélgica, Bruges foi considerada Capital Europeia da Cultura em 2002, e o seu

LER MAIS...

Estávamos no ano de 1976. O Conselho da Revolução, a 30 de abril, atribuiu ao arquipélago da Madeira o estatuto (provisório) de região autónoma, com Assembleia Legislativa e Governo próprios. Em agosto seguinte, o Executivo de Vasco Almeida e Costa (primeiro-ministro interino) emitia o Decreto-Lei n.º 664/76, de 4 do mês, promulgado pelo general Francisco da Costa Gomes, como presidente da República. O Decreto-Lei indicava que “Considerando ser já uma antiga e sempre válida aspiração dos Madeirenses a criação, a nível regional, de um instituto universitário; […] Cria-se agora o Instituto Universitário da Madeira” Integrada no Instituto ficava a Academia de Música e Belas-Artes da Madeira “que sofrerá adequada reconversão”.

Como o historiador e professor da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa Paulo Miguel Rodrigues regista, no seu DICIONÁRIO BREVE DA HISTÓRIA DA AUTONOMIA DA MADEIRA, publicado pela Imprensa Académica em 2021, o Instituto Universitário da Madeira nunca chegou a ser instalado.

O 35.º aniversário da UMa é assinalado hoje com um concerto

Em 1988, com Mário Soares em Belém e Aníbal Cavaco Silva em São Bento, o Diário da República publica um sucinto Decreto-Lei n.º 319-A/88, em 13 de setembro, com três artigos que reconhecendo que a “Região Autónoma da Madeira tem vindo a promover o ensino universitário através de centros de apoio e extensões de universidades sediadas no continente [(…) estava] criada a Universidade da Madeira.”

A 29 de dezembro de 1988, o despacho conjunto do Gabinete do Ministro da República para a Região Autónoma da Madeira e do Ministério da Educação nomeou os vogais e administradora da Universidade da Madeira, com Raul Manuel Albuquerque Sardinha, professor catedrático da Técnica de Lisboa, a presidir a Comissão Instaladora, enquanto não era nomeado reitor.
À Comissão foi entregue o Colégio dos Jesuítas, onde ainda funciona a Reitoria da UMa. O monumento viria a implicar na escolha de 6 de maio como o Dia da Universidade, justificando-se no artigo 8.º dos Estatutos da UMa ter sido o “dia de abertura das aulas do Colégio do Funchal em 1570”, pela Companhia de Jesus.

Em Português Escorreito

Os jornais são uma fonte de informação preciosa e, em termos linguísticos, são-no incontestavelmente. Os regionais têm, até, um duplo interesse para o estudo da linguagem. Sob a pressão do tempo, muitos jornalistas tendem a escrever conforme falam e o leitor mais atento vai observando a vitalidade de particularidades dialectais

Na sua fundação, a UMa esteve sobretudo ligada à formação dos professores, como lembou o reitor Sílvio Fernandes, a 6 de maio de 2022, mantendo essa vocação com os Departamentos de Ciências da Educação, herdeiro do antigo Magistério do Funchal; com o de Educação Física e Desporto, que lecionou a primeira licenciatura da UMa; e com o de Matemática, responsável pelo primeiro doutoramento atribuído pela instituição, em 1994.

Em 2022, a Universidade totalizou 3.900 estudantes, que além dos inscritos em formações não conducentes a grau, somavam: 2414 estudantes em 21 licenciaturas; 423 em 21 mestrados; e 77 em oito doutoramentos.

Através de diferentes manifestações artísticas de professores, estudantes e antigos estudantes, a comunidade académica da UMa tem contribuído, ao longo dos anos, para a dinamização cultural da região, em particular da cidade do Funchal.

“dia de abertura das aulas do Colégio do Funchal em 1570”

A ACADÉMICA DA MADEIRA tem estado envolvida na organização de concertos de vários tipos de música, como promotor principal ou em parceria, entre os quais, uma gala anual que é desenvolvida no Teatro Municipal de Baltazar Dias em torno da música portuguesa. Nelas, participa o seu grupo de fados, FATUM, que em 2022 marcaram uma década de existência com um concerto especial no Teatro Municipal.

A 29 de abril de 2023, o Baltazar Dias recebe novamente os FATUM e a equipa da ACDAÉMICA DA MADEIRA, para uma homenagem à Universidade da Madeira e aos seus 35 anos de atividade.
Na constituição do concerto, os Fatum escolheram canções de Abril, de artistas madeirenses ou que tenham passado pela Madeira, e obras que marcaram o seu percurso como grupo musical e, por tal, a vertente cultural da Universidade da Madeira.

Augusto Hilário, Edmundo de Bettencourt, Luiz Goes, Zeca Afonso, Amália Rodrigues, Maximiano de Sousa, Carlos Paredes, Fernando Correia de Oliveira e Carlos do Carmo são alguns dos nomes que inspiraram o reportório escolhido. O concerto cobre um século de história de música portuguesa, interpretada por três instrumentos apenas – guitarra clássica, guitarra de Coimbra e voz – à maneira de Coimbra.

Tutoria: uma aposta no sucesso e no bem-estar dos nossos estudantes

A Universidade da Madeira (UMa) tem disponível para os seus estudantes, apoios diversos, entre os quais se destaca o Programa de Tutoria. O ingresso no Ensino Superior acarreta muitos desafios para os estudantes, que vão desde a adaptação ao lidar com a pressão para ser bem-sucedido, gerir emoções e a

O espetáculo, de 60 minutos, será realizado a partir das 21.00 no dia 29 de abril, no Teatro Municipal de Baltazar Dias, na sala projetada por Luigi Manini em 1887.
As entradas, a 5 euros, estão à venda na bilheteira do Teatro Municipal, na plataforma TICKETLINE e no Colégio dos Jesuítas, na loja GAUDEAMUS. Os fundos angariados revertem a favor de programas de apoio social para universitários da Madeira.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES