EUREKA chega ao Screenings Funchal

Alaina está cansada de ser polícia na reserva de Pine Ridge e decide deixar de atender o rádio. A sua sobrinha Sadie passa uma longa noite à sua espera, sem sucesso. Magoada, decide iniciar a sua viagem com a ajuda do avô.

Eureka é um pássaro que voa pela America e viaja também através do tempo. Esta obra é uma coprodução portuguesa, pela Rosa Filmes, narra em quatro seções distintas e examina os povos indígenas das Américas e como eles habitaram seus ambientes específicos ao longo dos séculos.

A primeira parte do filme, intitulada Western, passa-se numa cidade sem lei na fronteira entre os EUA e o México, em 1870, com Viggo Mortensen interpretando o papel de um pai, Murphy, em busca de sua filha sequestrada.

O Oráculo de 2022? Sergei Loznitsa conta-nos tudo…

A bacia hidrográfica de Donbass, localizada no extremo leste da Ucrânia, próximo à fronteira com a Rússia, ganhou protagonismo às mãos de uma guerra entre correntes pró-Ucrânia e pró anexação russa. Neste cenário tão político, seria quase impensável imaginar como a comédia do absurdo. Sergei Loznitsa, cineasta russo ucraniano, transforma

Idade da Pobreza

Ikuyo é a patroa de Shizumoto, uma residência de gueixas que emprega quatro outras mulheres. Todas, em simultâneo, vão revelando as

LER MAIS...

Seleção oficial em Cannes, Eureka (2023) recebeu, no festival de Lima o prémio especial do júri e a primeira menção honrosa de melhor filme da crítica internacional, além de ter sido indicado para os festivais de cinema de Munique, Gijón e Pingyao. Reúne um elenco com caras bem conhecidas do público português, como o americano Viggo Mortensen (que interpreta um pai que procura a filha sequestrada) a francesa Chiara Mastroianni, ou a portuguesa Luísa Cruz.

A ação voará no tempo e no espaço até à América do Sul, deixará finalmente de ver velhos westerns a preto e branco que não a representam de forma alguma, e tudo parecerá diferente quando ouvir os sonhos de outras pessoas, as que vivem na floresta. Mas não haverá conclusões definitivas… Os pássaros não falam com os humanos, mas se ao menos os conseguíssemos entender, eles teriam certamente algumas verdades para nos dizer.

Na floresta encantada

Esta é história de uma jovem inglesa sonhadora que se deixa deslumbrar por um fauno, pelas ninfas e um pequeno Cupido, durante um passeio pelo Rabaçal, nas frondosas e encantadas florestas da Madeira.

Eureka de Lisandro Alonso é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 26 e 27 de abril.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Convidamos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotograma da película de Lisandro Alonso.