Procurar
Close this search box.

O propósito de Israel

“Y., um cineasta israelita na casa dos 40, viaja para uma aldeia remota, em pleno deserto, para apresentar o seu mais recente filme. Lá, conhece Yahalom, uma funcionária do Ministério da Cultura, que lhe pede para assinar um documento que contém uma série de restrições ao que pode dizer no Q&A final. Y. dá por si a travar duas batalhas perdidas: uma contra a morte da liberdade do seu país, a outra contra a morte da sua mãe.”

Após viver uma vida camuflada de ilusões Y desperta e faz um filme sobre o governo Israelita. No decorrer da história Y revela-nos o seu passado, uma parte da sua vida no exército. Y é um ativista contra a guerra de Israel e a Palestina. O Joelho de Ahed é um filme de guerra onde nos mostra a vida das pessoas, as suas dificuldades e como vivem numa terra linda, mas ferida dos conflitos que não terminam.

Um filme realizado por Navad Lapid, diretor e escritor, nascido em Tel Aviv (Israel) e autor dos livros Sinónimos (2019), Hanganenet (2014) e O Polícia (2011).

A longa-metragem foi elaborada com muita urgência e o guião escrito num espaço de duas semanas, como disse o realizador à World Socialist Web Site (WSWS). O elenco conta com Avshalom Pollak, Nur Fibak e Oded Azulay, entre outros.

O Joelho de Ahed é uma sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS com a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 30 de setembro e 1 de outubro. O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

No excerto da prévia, poderá assistir, em registo videográfico, à mensagem que o realizador ao espetador: “Tudo o que vão ver é verdade. No final teremos uma sensação de perguntas e respostas, mesmo que não haja respostas.”

Um filme sobre ativismo em Israel que não irá querer perder. Confira isto e muito mais no portal do Screenings Funchal e fique com a antevisão.

Alexandre Freitas
ET AL.
Com fotograma do filme realizado por Navad Lapid.

DESTAQUES