O portal ET AL. é a publicação periódica da Associação Académica da Universidade da Madeira, sendo que, por essa razão, se norteia pelos princípios que regem essa entidade, conforme os seus estatutos: a democraticidade, a igualdade, a independência, a autonomia, a solidariedade, a representatividade e a promoção dos direitos humanos.
O portal ET AL. tem como propósito informar sobre a Universidade da Madeira, o Ensino Superior, a inovação tecnológica, a investigação científica e todas matérias que sejam pertinentes ou úteis aos estudantes universitários, à comunidade académica e à sociedade em geral.
As funções informar e formar são, mais do que objetivos, compromissos do ET AL. em relação aos seu público-alvo que são os estudantes universitários e comunidade académica e, em segundo plano, a sociedade, não estando ao serviço de qualquer ideologia ou propósito específicos.
O portal ET AL. é uma iniciativa promovida pela ACADÉMICA DA MADEIRA, que é, em primeiro lugar, desenvolvida por estudantes e para estudantes, tal que são eles que asseguram a sua idealização, a sua manutenção e a sua promoção, bem a realização de grande parte dos materiais publicados para os utilizadores.
A recolha, a seleção, a revisão, a colocação e a publicação dos materiais escritos e pictóricos são da responsabilidade do ET AL., atendendo, não a convicções ideológicas ou interesses particulares dos autores, mas ao valor que estes apresentam para o público-alvo, em função do papel que a ACADÉMICA DA MADEIRA no seio da Universidade da Madeira e perante toda a sociedade.
O portal ET AL. tem constantemente presente os limites impostos pela deontologia dos jornalistas, pela ética profissional, pelos estatutos da ACADÉMICA DA MADEIRA, pelo Código de Conduta da Universidade da Madeira e pela legislação aplicável. Pelo princípio da independência da ACADÉMICA DA MADEIRA, porém, o ET AL. não se sujeitará a qualquer tipo de regulamentoque seja contrário ao seu espírito e à sua função.
O material publicado será o mais objetivo, possível, descrevendo, relacionando e analisando à luz do conhecimento científico. Todo o material em que se apresentem opiniões será assinado por quem as defende, identificado de forma clara, não vinculando o ET AL. e a ACADÉMICA DA MADEIRA a posições que não apoiam.