John Carpenter atinge o auge da sua inclinação paranóica e senso político em They Live. Realizado em 1988, tornou-se um clássico e referência da cultura pop.
A história passa-se num mundo dominado por extraterrestres que mantêm os cidadãos numa hipnose controlada por mensagens subliminares nos meios de comunicação de massa: consumir, reproduzir, conformar. John Nada (Roddy Piper) descobre a manipulação através de uns óculos escuros especiais e, a partir desse momento, tenta abrir os olhos dos outros humanos e combater a invasão.
Combinando ação intensa, crítica social mordaz e uma saudável dose de humor negro, They Live oferece uma poderosa mensagem sobre a influência do consumismo e da corrupção, mantendo-se incrivelmente relevante e impactante até aos dias de hoje. O filme será exibido na nova versão restaurada em 4K e terá a introdução de João Monteiro, diretor e programador do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.
John Carpenter, nascido em 16 de janeiro de 1948, em Carthage, Nova Iorque, é cineasta, roteirista, produtor e editor. Com cerca de duas dezenas de longas-metragens, Carpenter, é conhecido principalmente pelos seus filmes de terror e ficção científica dos anos 1970 e 1980.
Poesia nas Conversas de Bar
Uma escritora empreende uma longa viagem para visitar uma amiga que é proprietária de uma livraria e que não vê há muito tempo. Durante um passeio, encontra um realizador e a sua mulher, e todos caminham num parque onde se deparam com uma atriz. A escritora, inspirada, decide então criar um filme e tenta convencer a atriz a ser a protagonista.
Ligados pelo mesmo mar: e se a mente falasse?
“Uma escritora brasileira que acaba de se mudar para Tóquio dedica-se a escrever um novo romance, instigada por suas experiências no
They Live de John Carpenter é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta, 26 de julho. O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.
Convidamos a assistir esta longa-metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal.
Diana Gouveia
ET AL.
Com fotografia de John Carpenter.