Um Fio de Baba Escarlate é um filme único de crime e drama, dirigido por Carlos Conceição, que se tornou um clássico de culto.
A história passa-se em Lisboa e acompanha a vida tranquila de um serial killer, que é subitamente transformada quando um evento inesperado o torna uma estrela das redes sociais. Sem diálogos, o filme adota uma abordagem visual poderosa e estilizada, fazendo lembrar o cinema giallo italiano.
Conceição explora temas de notoriedade e a superficialidade da fama na era digital, oferecendo uma crítica incisiva à obsessão da sociedade com a imagem e o reconhecimento instantâneo. A sessão contará com uma introdução de João Monteiro, diretor e programador do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.
Carlos Conceição, licenciado em Cinema pela ESTC, Lisboa, e em Literatura Inglesa do Romantismo, viu a sua primeira curta-metragem, Carne, ser premiada com o Prémio Novo Talento no Indielisboa, em 2010. O seu trabalho já foi alvo de várias retrospectivas integrais, incluindo na Cinemateca Francesa em Paris, no Festival de Cinema de Amiens e no Curtas Vila do Conde, entre outros. Um Fio de Baba Escarlate estreou internacionalmente em 2020, em Sevilha, após ser exibido no festival Curtas de Vila do Conde. O filme ganhou o Méliès de Ouro em Estrasburgo e competiu em Sitges como melhor longa-metragem de terror europeia.

Uma jornada intensa pela busca da sobrevivência
Num hotel familiar situado na costa norte de Portugal, várias mulheres de diferentes gerações da mesma família vivem juntas, numa relação tensa e marcada pela amargura. Elas lutam para sobreviver num hotel que está em decadência. Quando uma neta chega inesperadamente a este ambiente claustrofóbico, perturbações surgem e ódios antigos e ressentimentos acumulados são reavivados.

Falta-te um par de mamas
Ana percebeu cedo que as raparigas têm tarefas distintas das dos rapazes. Quando a sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo
Um Fio de Baba Escarlate de Carlos Conceição é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sábado, 27 de julho. O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um.
Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona. Convidamos a assistir esta longa-metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal.
Diana Gouveia
ET AL.
Com fotografia de Carlos Conceição.