Procurar
Close this search box.

Onde pertenço?

Freddie, já com 25 anos, regressa pela primeira vez à Coreia do Sul, a sua terra natal. A jovem mergulha numa aventura em busca das suas origens neste país que não lhe soa familiar, seguindo novos e inesperados rumos.

O filme aborda o tema da adoção internacional, mas vai muito para além disso. Freddie vai à procura das suas origens, desassociando-se constantemente das identidades que lhe são atribuídas.

Regresso a Seul (2022) é um longa baseado na história de vida de Laure Badufle, amiga de Davy Chou, o realizador. A Laure nasceu na Coreia do Sul e, com um ano de idade, foi adotada por franceses. Aos 23 anos regressou pela primeira vez ao seu país natal e viveu lá dois anos, para depois regressar a França.

As agruras da vida numa ilha dourada

Há falta de água no Porto Santo e a vida torna-se penosa. Muitos emigram na promessa de uma vida melhor, mas um jovem e a sua prometida resistem na esperança de um futuro mais feliz na terra que os viu nascer.

Esta história decorre ao longo de oito anos. Nas três partes do filme, seguimos Freddie num momento específico da sua vida. Essas sucessivas camadas de existência trazem profundidade à personagem. É notável a resistência em aderir à ideia da reconciliação consigo mesmo como um fim. A questão da identidade e da integração é desconstruída e não segue o esquema ficcional tendencioso de que as personagens acabam em paz consigo mesmas.

Davy Chou, realizador franco-cambojano, dirigiu a sua primeira longa-metragem, Le Sommeil D’or, em 2011, um documentário que narra o nascimento do cinema cambojano na década de 1960. A sua curta-metragem Cambodia 2099, foi selecionada para a Quinzena dos Realizadores, em 2014. A sua segunda longa, Diamond Island, foi apresentada na Semana da Crítica, em 2016, antes de ganhar prémios em vários festivais internacionais.

Homem de Luz

“Antes não havia nada, depois fiat lux.” A evocação da luz, que foi a matéria-prima da obra do Homem de Luz

LER MAIS...

Regresso a Seul é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 31 de março e 1 de abril.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Convidamos-vos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

António Roque 
ET AL.
Com fotograma da película de David Chou.

DESTAQUES