Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

António Ribeiro conquista o 6.º lugar no Mundial de canoagem de sub-23

António Ribeiro conquista o 6.º lugar no Mundial de canoagem de sub-23

O Campeonato Mundial de Velocidade de Juniores e Sub-23, realizado nos passados dias 17 a 21 de julho, em Plovdiv, na Bulgária, reuniu em competição os melhores jovens canoístas do mundo nas diversas categorias e distâncias.
António Ribeiro durante o Campeonato Nacional Universitário de Canoagem, em maio de 2024.

António Ribeiro, atleta que já representou a ACADÉMICA DA MADEIRA e a UMa em diversas competições dos campeonatos nacionais universitários, participou agora do Mundial de sub-23 de canoagem, para representar Portugal. Disputou a categoria K4 M, na distância de 500 metros, acompanhado por Iago Bebiano, João Castro Silva e Rafael Oliveira.

Na competição, o atleta madeirense logo no dia 17 participou no heat 2, que terminou em 3.º lugar, com um tempo de 1:22.198. Esta classificação permitiu à equipa apurar-se para a meia final.

No dia 18, a embarcação portuguesa conseguiu finalizar a prova semi-final 1 em segundo lugar, classificação que garantiu lugar na final do Campeonato Mundial. O tempo obtido nesta prova pelo quarteto português foi de 1:22.250.

Na derradeira prova realizada, a 19 de julho, na grande final A da competição, os portugueses conseguiram o 6.º lugar, com um tempo de 1:21:878, que foi o melhor tempo de todas as três provas que a equipa realizou.

Desporto universitário, que futuro?

Os projectos desportivos devem ser implementados consoante a realidade de cada instituição. De facto, “dar um passo maior do que a perna” resulta inevitavelmente num prejuízo muitas vezes irremediável e

Este 6.º lugar alcançado é sinal de uma grande determinação dos atletas portugueses, que lutaram em todas as provas para alcançar sempre a melhor classificação possível e mesmo estando rodeados por dezenas de atletas de topo, muitos deles até atletas olímpicos, nunca baixaram os braços e encararam os desafios de cabeça erguida.

Foi-nos dito ainda por António Ribeiro, que “a prova da final foi muito dura, mas o 6.º lugar já foi muito bom tendo em conta a prova que era”. Este disse-nos ainda que  estes mesmos atletas olímpicos que estiveram presentes no Campeonato Mundial “deram ainda mais competitividade à competição e isso é fixe”.

António Ribeiro revelou-nos ainda que recebeu já uma pré-convocatória para o Campeonato Mundial Universitário de canoagem, que se irá realizar nos próximos dias 21 a 24 de agosto em Montemor-o-Velho.

O atleta madeirense, do Centro Treino Mar, participou na sua primeira prova por Portugal no Campeonato do Mundo Universitário de 2022, em Bydgoszcz, na Polónia. Antes do mundial deste verão, a sua última prova fora o Campeonato da Europa de Velocidade de Juniores e Sub-23– 2023, em Montemor-o-Velho.

Vítor Vasconcelos
ET AL.
Com fotografia da FADU.

Palavras-chave