Um dos locais mais visitados na Polónia é o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz, testemunho de um dos período mais negros da história europeia e cenário de várias atrocidades cometidas contra judeus, ciganos, prisioneiros políticos (como comunistas, socialistas e sindicalistas), criminosos comuns, alemães considerados “preguiçosos” ou “antissociais”, Testemunhas de Jeová, homossexuais, espiões e outros.
Em A zona de interesse, surge-nos a história dos Höss, Rudolf e Hedwig, um casal de classe média alemão, que tenta tornar num lar para a sua família, uma vivenda cor de laranja junto ao campo de concentração. A justificação da estranha vizinhança explica-se na função de Rudolf, que é o comandante do próprio campo.
Preservando o património cultural português no cinema
“Criada em 1996, a Companhia de Teatro do Chapitô tem desenvolvido o seu trabalho, muitas vezes, sem a atenção devida dos seus pares. É a companhia de teatro portuguesa mais premiada internacionalmente. Andámos também para trás e para a história desses 25 anos através das imagens de arquivo, e são muitas, que a companhia foi registando ao longo do tempo.”
Homem de Luz
“Antes não havia nada, depois fiat lux.” A evocação da luz, que foi a matéria-prima da obra do Homem de Luz
Jonathan Glazer nasceu em Londes, em 1965, e formou-se em design pela Universidade de Nottingham Trent. Durante anos desenvolveu a sua atividade profissional no teatro, na realização de trailers para filmes e para televisão. Em 1993, abraça a cinematografia, com a realização de três curtas-metragens e, em 2000, realiza o aclamado Sexy Beast, que valeu a Ben Kingsley a nomeação para um Óscar como ator num papel coadjuvante.
Glazer acumula, no seu currículo entre outros, indicações para os BAFTA (Reino Unido) e o Leão de Ouro (Veneza, Itália).
Conquistou o Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes, em 2023, com A zona de interesse, a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 19 e 20 de janeiro.
As agruras da vida numa ilha dourada
Há falta de água no Porto Santo e a vida torna-se penosa. Muitos emigram na promessa de uma vida melhor, mas um jovem e a sua prometida resistem na esperança de um futuro mais feliz na terra que os viu nascer.
Laços Inquebráveis
Wendy Carroll (Michelle Williams) procura emprego e uma nova vida em Ketchikan, Alasca, com a sua cadela Lucy. No entanto, o
O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.
Convidamos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotograma da película de Aki Kaurismäki.