Procurar
Close this search box.

Junto ao arame farpado

Rudolf Höss é o comandante de Auschwitz, Hedwig é a sua mulher. Juntos tentam construir uma vida de sonho para a família numa vivenda ajardinada, junto ao famoso campo de concentração nazi na Polónia.

Um dos locais mais visitados na Polónia é o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz, testemunho de um dos período mais negros da história europeia e cenário de várias atrocidades cometidas contra judeus, ciganos, prisioneiros políticos (como comunistas, socialistas e sindicalistas), criminosos comuns, alemães considerados “preguiçosos” ou “antissociais”, Testemunhas de Jeová, homossexuais, espiões e outros.

Em A zona de interesse, surge-nos a história dos Höss, Rudolf e Hedwig, um casal de classe média alemão, que tenta tornar num lar para a sua família, uma vivenda cor de laranja junto ao campo de concentração. A justificação da estranha vizinhança explica-se na função de Rudolf, que é o comandante do próprio campo.

À conversa com Isabel Silva

Espiritualidade Dimensão do ser humano A espiritualidade é um conceito complexo e multidimensional. Utilizando a analogia de alguns autores, imaginemos uma bola de futebol: a espiritualidade constitui-se de diferenças dimensões (hexágonos que revestem a bola) todas ligadas umas às outras formando a pessoa (bola). Cada porção de revestimento (cada hexágono)

Jonathan Glazer nasceu em Londes, em 1965, e formou-se em design pela Universidade de Nottingham Trent. Durante anos desenvolveu a sua atividade profissional no teatro, na realização de trailers para filmes e para televisão. Em 1993, abraça a cinematografia, com a realização de três curtas-metragens e, em 2000, realiza o aclamado Sexy Beast, que valeu a Ben Kingsley a nomeação para um Óscar como ator num papel coadjuvante.

Glazer acumula, no seu currículo entre outros, indicações para os BAFTA (Reino Unido) e o Leão de Ouro (Veneza, Itália).

Conquistou o Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes, em 2023, com A zona de interesse, a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 19 e 20 de janeiro.

“Ensinar é desafiante. Ensinar estatística também”

A obra R. UM MUNDO POR DESCOBRIR, de Ana Maria Abreu, foi editada em 2022 pela Lisbon International Press. Segundo a editora, o “R atingiu o estatuto de software estatístico de referência nas Universidades e nos Centros de Investigação”. A obra está disponível no portal da Livraria Atlântico. A autora,

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Convidamos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotograma da película de Aki Kaurismäki.

DESTAQUES