Procurar
Close this search box.

YOU PRINT, WE PLANT voltou a ser um sucesso

O programa YOU PRINT, WE PLANT continua a assegurar o equilíbrio natural causado pelo impacto ecológico dos estudantes da UMa, no âmbito das suas atividades letivas. Superando em dez vezes o consumo da Universidade, todos os meses no Parque Ecológico do Funchal, com o apoio do IPDJ-IP e Coca-Cola Europacific Partners, dezenas de voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA integram ações de reflorestação e de educação ambiental.

O YOU PRINT é o sistema integrado que permite aos estudantes da Universidade da Madeira (UMa) realizarem cópias e impressões de forma autónoma, através de vários equipamentos dispersos pelo Campus Universitário da Penteada, em qualquer momento.

À descoberta de Praga

Desde o início sabíamos que esta aventura não seria de acordo com as nossas expetativas. Contudo, isso não nos impediu que a realizássemos e consequentemente vivenciássemos uma das melhores experiências das nossas vidas. Tudo começou a 14 de fevereiro quando eu juntamente com mais três colegas, embarcámos nesta nova aventura

Acima das instalações da Universidade, a 12 km da área urbana da cidade, o Parque Ecológico do Funchal é uma área municipal dedicada à conservação da natureza, em especial aos bosques autóctones da Madeira. Para os seus visitantes, a par das atividades de lazer e de recreio, o Serviço do Parque promove ações de promoção para a educação ambiental, incluindo um programa com parceria com a ACADÉMICA DA MADEIRA, chamado YOU PRINT, WE PLANT.

Este programa, que integra voluntários de várias nacionalidades, tem como principal objetivo devolver à natureza os recursos dela usados pela comunidade académica, reduzindo a pegada ambiental da UMa e são várias as ações realizadas com estes jovens.

“Coletámos sementes de uma árvore rara, foi emocionante, pois estávamos nas montanhas, cercados pela natureza” diz Julia Kiefer, voluntária alemã. “Gostei especialmente porque sabia que estava ajudando, permitindo que mais dessas árvores fossem plantadas e se desenvolvessem. Também aprendi que as árvores podem ter géneros, e os trabalhadores eram pessoas muito agradáveis e pragmáticas”, explica, referindo-se aos técnicos do Serviço do Parque que acompanham os voluntários nos seus trabalhos.

Também vinda da Alemanha, Anna Thiel refere que “o local onde plantámos as árvores era muito único. Estávamos no meio da floresta, nas montanhas. Uma jovem guiou-nos pela plantação e mostrou-nos os arredores […] descobrimos uma plataforma de observação incrível com uma vista impressionante do Funchal e aprendemos alguns detalhes sobre o plantio de árvores. No geral, foi uma aventura muito agradável e estou ansiosa para voltar lá. A natureza da ilha é verdadeiramente o tesouro da Madeira”.

As francesas Mathilda Vincent e Nina Coulon acrescentam as suas preocupações com o futuro das nossas florestas. “Foi interessante, e o lugar era muito bonito”, explica Mathilda. “O trabalho era simples e empolgante, e eu quero fazer algo bom pela nossa natureza, especialmente por causa das mudanças climáticas”.

“Eu realmente gostei do plantio de árvores. Aprendi muito sobre preservação da natureza. Consegui conversar com uma das estagiárias no Parque, que estava a estudar biologia, e ela ensinou-me muito sobre as diferentes árvores que podemos ver no Parque Ecológico”, diz Nina. “É preciso preservar e proteger, e é por isso que programa como o plantio de árvores são realmente importantes para o futuro da ilha e do mundo.”

Living in the Residence

My first thought was: amazing location, within spitting distance of the ocean and with many restaurants and beautiful buildings, there would be no difficulty in finding somewhere to spend my evenings. The term ‘university residence’ conjures up many different pictures for different people. Having been exceptionally lucky during my own

Antes de regressar a casa, nas frias montanhas do Tirol, na Áustria, Anabelle Krimbacher quis falar da sua experiência nas serras do Funchal: “subimos as montanhas para ajudar na coleta de sementes para uma árvore local. Disseram-nos que essas sementes são coletadas para fins de pesquisa, permitindo que sejam estudadas. Além disso, as sementes são essenciais para manter uma ampla diversidade de plantas. Considerando tudo, foi uma experiência incrível e uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a flora local”.

Perspectivando, a ACADÉMICA DA MADEIRA e o Parque Ecológico do Funchal continuarão a sua parceria em 2024, promovendo o maior conhecimento e apoio à conservação dos bosques da Madeira

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Syahrin Seth.

DESTAQUES