Procurar
Close this search box.

Este é o primeiro contacto de muitos alunos do Ensino Superior com a Startup Madeira

Durante três dias, Santa Cruz acolheu a 13.ª edição do Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial. Foram 70 estudantes receberam formação teórica com docentes do ISCTE e desenvolveram ideias de negócio com formadores especializados.

O Curso Intensivo é um dos projeto dinamizados pela Startup Madeira e pelo Governo Regional da Madeira, no âmbito do programa rs4e. O Curso tem permitido a centenas de estudantes aprenderem a desenvolver uma ideia de negócio e a trabalhá-la com uma equipa multidisciplinar, como o fariam para o mercado de trabalho.

O que é que a Madeira tem?

A Madeira ficou reconhecida como o melhor destino insular do mundo, através do prémio que ganhou no ano passado, no World Travel Awards. Desta forma, a ilha é reconhecida nacional e internacionalmente como um local privilegiado para férias. E não só! São várias as qualidades que a caracterizam dando razões

Carlos Soares Lopes, CEO da Startup Madeira e antigo estudante da Universidade da Madeira, apresenta-o como “uma iniciativa que pretende juntar alunos do Ensino Superior, que estejam a frequentar licenciaturas, mestrados e doutoramentos, […] indo buscar às universidades conhecimento e partilha entre pessoas de diferentes áreas”.

Para o gestor, “este é o grande desafio deste curso, que junta num local durante três dias, um bootcamp, com alunos de várias áreas que vão pensar em novas ideias de negócio […], mas acima de tudo ideias que possam mudar também o mundo”.

Esta iniciativa foi desenvolvida para estudantes do Ensino Superior para que “possam desenvolver as suas atividades, mas também que possam criar valor e inovação, por isso mesmo se chama Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial“.

“através dos módulos teóricos dados por docentes do ISCTE, mais uma dinâmica de grupos, […] pretende-se abanar este ecossistema”

A Startup Madeira planeou, para 2023, sete módulos formativos: A Criação de Valor em Projetos Empresariais, Liderança e Team Building, Tecnologias e aplicações web-based, Inovação e Marketing,
Como desenvolver e apresentar uma ideia de negócio?, Como estruturar uma ideia de negócio? e Técnicas de apresentação.

Acima de tudo, o objetivo do Curso Intensivo é aproximar o que é vivenciado pelos estudantes “do que acontece realmente numa empresa”, isto é, de um ambiente onde “pessoas de áreas diferentes trabalham, desenvolvem atividades e tentam encontrar novos desafios para o desenvolvimento de novos produtos e serviços”.

“As ferramentas na área da Gestão serão as mesmas. O grande desafio é olhar para atualidade e perceber quais as áreas que podem ser melhoradas”, diz o CEO da Startup Madeira.

Usando como exemplo as aplicações modernas de sensores, da inteligência artificial, de arte tencológica em áreas mais tradicionais, como a psicologia, a sociologia e a biologia, Carlos Soares Lopes indica que “poderá ser interessante juntar engenheiros informáticos com pessoas de artes, de educação física” numa equipa de trabalho. “Esse é um grande desafio e é interessante o que é que pode vir a ser apresentado”, comenta, referindo-se ao projeto que cada equipa de trabalho apresenta no final dos Cursos Intensivos ao júri convidado.

O primeiro passo de um percurso

O Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial é o primeiro contacto que muitos estudantes do Ensino Superior têm com a Startup Madeira. Porém, esta estrutura sediada no Madeira Tecnopolo desenvolve iniciativas de apoio a fases de empreendorismo e inovação empresarial subsequentes na formação dos jovens universitários, como “programas de aceleração, que permitem durante seis meses desenvolver uma ideia de negócio”.

O Curso Intensino “são três dias, mas estes participantes podem ter contacto com outras atividades, com outros desafios e podem, então, criar a sua empresa”, explica Carlos Soares Lopes. “Nós temos empresas na incubadora criadas por antigos alunos universitários da Universidade da Madeira que tiveram contacto connosco na primeira vez através do rs4e, quer seja, no Ensino Secundário, no Profissional ou no Superior.”

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia da oficina Brands&People.

DESTAQUES