Procurar
Close this search box.

Vamos programar? A GameJam+ Madeira promove uma maratona para o desenvolvimento de jogos

Estão abertas as inscrições, que são gratuitas, para o GameJam+ Madeira, uma maratona intensiva de 48 horas dedicada ao desenvolvimento de jogos, inserida na iniciativa global GameJam+. Este programa é promovido pela Startup Madeira, no âmbito das atividades do consórcio eGames Lab, com o apoio da Digital Valley Portugal.

És um estudante? Um profissional do setor dos jogos? Um nómada digital? Um curioso? O GameJam+ Madeira é um evento aberto a todos os interessados em terem uma experiência única.

Será um fim-de-semana que, em todo mundo, milhares de participantes estarão dedicados à criação de jogos. Na Madeira, o evento acontece no centro do Funchal, no Colégio dos Jesuítas, nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

Stay hungry, stay foolish

Todos os dias criam-se empresas. Muitas alcançam grande sucesso nas suas áreas, outras não têm tanta sorte. Ter iniciativa e ser empreendedor requer que certos riscos sejam tomados e o resultado é sempre uma incógnita. É isso no entanto que faz-nos crescer, tanto a nível pessoal como profissional. Existem vários

As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados que poderão realizar a inscrição individual ou com equipa. Todos os inscritos individualmente serão alocados a uma equipa, com outros participantes. A participação ocorrerá em equipas de dois a cinco pessoas, sendo importante que todos demonstrem interesse no ecossistema criativo e de jogos.

O evento é uma oportunidade para os participantes integrarem uma iniciativa global, recebendo mentoria de oito profissionais de variadas áreas como a programação, o design de jogos, o marketing, a monetização, o empreendedorismo e a engenharia de som. Durante o GameJam+ os participantes devem levar os seus computadores, portáteis ou de secretária, para o evento, sendo que a Startup Madeira e o consórcio eGames Lab asseguram toda a estrutura de trabalho para o evento, incluindo a alimentação dos participantes.

De 20 de outubro, sexta-feira, a 22 de outubro, domingo, as equipas concentrar-se-ão na criação de conceitos e protótipos de jogos incríveis. No final do terceiro dia, as equipas submeterão os seus jogos na plataforma global, onde serão avaliados por um júri internacional. Os jogos selecionados pelo júri avançarão para a fase de incubação.

No dia 19 de outubro, um dia antes do início da GameJam+ Madeira, haverá uma sessão de introdução para explicar detalhes, programas recomendados e a oportunidade de fazer networking com os mentores convidados.

Com a realização do evento, a Startup tem como objetivos fomentar o crescimento do ecossistema de videojogos e criatividade na região, ampliar a rede de contatos global na indústria dos videojogos, envolver ativamente a comunidade estudantil e local numa maratona intensiva de desenvolvimento de videojogos, oferecer um espaço para networking e partilha entre participantes, entidades locais e mentores nacionais e internacionais, expor as diversas atividades e jogos desenvolvidos pelo consórcio eGames Lab, traçar uma estratégia inovadora para o futuro, apoiar as equipas no desenvolvimento de novas ideias e encorajar a colaboração e cooperação entre o ecossistema, as empresas do setor e convidados.

João Carlos Vasconcelos
ET AL.
Com fotografia de Fredrick Tendong.

DESTAQUES