Agora é que é! Tecnologia, Entretenimento e Design no Funchal

Agora é que é! Tecnologia, Entretenimento e Design no Funchal

A 11 de novembro, decorre mais uma edição do TEDxFunchal que reúne dez oradores, duas performances, convívio social com lanche incluído, uma bolsa de ofertas e entrada para a comunidade TEDxFunchal. É um dos três mil eventos TEDx realizados em todo o mundo, numa rede de ideias que liga mais de um bilião de pessoas.

Os eventos TED permitem compartilhar ideias, para superar divisões entre comunidades e tornar o mundo melhor.  Já envolve mais de um bilião de pessoas, entre participantes e visualizadores, e canaliza mais de 2,8 biliões de euros em financiamento para desenvolvimento de projetos.

Milhares de TED Talks selecionadas a partir das conferências anuais realizadas são publicadas em TED.com, além de podcasts originais, curtas, aulas animadas no programa TED-Ed e programas de TV, traduzidos para mais de 100 idiomas e distribuídos por meio de parcerias em todo o mundo.

Portugal atinge novo recorde de patentes em 2022

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) lançou o Índex de Patentes 2022, o qual revela que o número de pedidos de patentes registado no IEP por empresas e inventores portugueses aumentou 7,6% em 2022, dando continuidade ao forte crescimento que se verificou em 2021 (+15,5%). A evolução nos últimos dois anos contrasta com a redução nos pedidos de patentes por países da UE em 2022 (-0,5%).

Abordado a ciência, o mundo dos negócios, as artes, a educação e as questões globais, cerca de 3 mil eventos independentes, chamados TEDx, são organizados anualmente por todo o globo.

A 11 de novembro, decorre a edição de 2023 dos TEDxFunchal, sob tema “Agora é que é!” e que promete lotação esgotada, tal como as anteriores. Os bilhetes, a lista de oradores convidados e outras informações estão disponíveis na página do evento, partilhada pelos organizadores, Lúcio Moniz e Luís Gomes.

Como tiveram contacto com as conferências TED e de que forma surgiu a ideia de as trazer ao Funchal ao longo destes anos?

O Luís Gomes assistiu ao TEDxPorto, em 2012, e ficou rendido ao tipo de conferência e ao modo de comunicação usado neste tipo de eventos. Na altura, ele desejou um dia criar um TEDxFunchal. Para além disso, tanto eu como o Luís já acompanhávamos os vídeos das TED ou TEDx talks no Youtube, mundialmente famosos. Em 2017, essa oportunidade surgiu. Fizemos uma candidatura ao TED, que foi aprovada, e em outubro de 2017 realizou-se o primeiro TEDxFunchal.

Desde então foram já cinco edições, todas elas com lotações esgotadas e com notas de avaliação altíssimas, dadas pelos participantes. Em 2019, tivemos a sorte e o privilégio de participar num evento TED, uma semana fora de série, com cerca de 1 000 participantes de 90 países, oradores e performances brilhantes, e onde fizemos bons amigos entre a comunidade de organizadores de eventos TEDx, que estavam lá reunidos. A participação neste evento permitiu-nos passar a organizar o TEDxFunchal para mais de 100 participantes, aumentando assim o número de madeirenses que podem assistir ao vivo a um dos eventos mais inspiradores do mundo.

Recentemente, organizou-se também o primeiro TEDxYouth@Funchal, um evento direcionado para a nossa juventude e que foi organizado por um grupo de jovens estudantes de secundário, orientados por nós.

Estas conferências, apesar de organizadas em todo o mundo, seguem os interesses dos seus participantes e das comunidades em que são realizadas. No Funchal, que grandes questões têm vindo a tratar ao longo dos anos? Que ideias têm saído das TEDxFunchal?

Os eventos TEDx foram criados pelo TED, em 2009, precisamente para que as comunidades locais pudessem ter também uma plataforma para partilha de ideias que valem a pena ser partilhadas. Daí os eventos TEDx em todo o mundo seguirem o mesmo lema que os eventos TED – Ideas Worth Spreading.

No TEDxFunchal, tentamos ter em palco todo o tipo de ideias que achamos que merecem ser partilhadas. Desde o Empreendedorismo, quer social quer empresarial, à Educação, da Saúde à Arte Sacra, da Música às Novas Tecnologias, do Ambiente ao Desporto, o mais importante é que os oradores tenham uma boa ideia para partilhar. A escolha dos temas e dos oradores é bastante criteriosa e temos sempre o cuidado de evitar ter dois oradores, no mesmo ano, a falar sobre o mesmo tema.

As TED talks e TEDx talks ficaram famosas muito à conta das talks motivacionais e das partilhas pessoais que os oradores faziam em palco. No TEDxFunchal temos tido também oradores que nos têm trazido grandes histórias de vida ou exemplos de superação que são inspiradores para as nossas plateias. Um homem transsexual, um pai que perdeu uma filha bebé num incidente doméstico e que criou uma associação de primeiros socorros, uma subida ao ponto mais alto de Portugal na Ilha do Pico ou a forma como se lida com um cancro são igualmente alguns exemplos de assuntos que foram abordados pelos oradores do TEDxFunchal e que têm colhido grande aceitação pelo público.

Uma das questões curiosas destas conferências é que o TED, que está na sua origem, não assume o seu controlo, dando apoio apenas na curadoria, no coaching e na organização dos eventos, dando maior liberdade de trabalhos de modo a que os participantes possam trocar conhecimento. Que desafios a TEDxFunchal encontra neste formato, quando organiza o evento na nossa comunidade?

Efetivamente o TED dá-nos as ferramentas e as regras para podermos organizar o TEDxFunchal. Ferramentas e regras essas que são iguais aqui no Funchal como em Oslo, em Luanda, no Japão, no Rio de Janeiro ou em qualquer outro sítio onde se realizam os mais de 3 mil eventos TEDx que há por ano. Temos que cumprir as regras que estão estipuladas, e que nos comprometemos a respeitar quando enviamos a nossa candidatura, todos os anos.

Por exemplo, as regras orientam-nos no que diz respeito a temas que não podem ser tratados em palco, como sejam a pornografia infantil ou o fanatismo religioso, ou no facto de não podermos dar palco aos nossos parceiros e patrocinadores. Nas talks de índole mais científica, temos também que fazer o fact check, de forma a que tenhamos a certeza de que o orador não está a divulgar algum facto que possa ser contrariado cientificamente. Numa das edições, tivemos que transcrever duas das talks e traduzir para inglês, para que o TED verificasse o seu conteúdo e tivesse a certeza que não violava as Content Guidelines.

A curadoria, a preparação dos oradores e a organização de todo o evento é feita pela nossa equipa de voluntários que, em horário pós-laboral ou aos fins de semana, dão o seu tempo para colocar de pé um TEDxFunchal, que é feito para e a pensar na nossa comunidade.

Pensamos que os principais desafios que enfrentamos na preparação de um TEDxFunchal são dois:

1. escolher os temas a abordar e os oradores a convidar – nós começamos sempre por ter algumas sessões de brainstorming, em que cada membro da equipa traz cinco nomes de possíveis oradores, e tem que os defender perante a restante equipa. Depois de analisar todas as sugestões, avançamos para uma votação e os oito ou dez mais votados serão os primeiros a ser contactados. Claro está que nem sempre todos concordamos com as votações ou achamos que é a melhor seleção de oradores. Algumas vezes, há nomes que saem e outros que entram. Mas há sempre um momento em que olhamos para a shortlist e achamos que temos os nomes certos e os temas certos a abordar naquele ano;

2. treinar e ensaiar com os oradores – nós fazemos questão de trabalhar com os oradores na preparação das suas talks. Eles são a cara do TEDxFunchal e queremos que transmitam as suas ideias de uma forma clara, concisa e cativante. A forma como comunicam em palco terá que ser apaixonante e a plateia tem que ficar atenta e levar alguma coisa para casa, daquilo que o orador lhes transmite. Embora alguns oradores tenham já muita experiência em falar em público, nós acompanhamos sempre todos os oradores. Para aqueles que têm pouca experiência, o trabalho é um pouco mais desafiante. Mas a disponibilidade e a humildade que os oradores demonstram neste processo são imensas, e eles acolhem de bom grado os nossos conselhos.

No final, é gratificante ver em palco uma talk de sucesso, fruto de um trabalho conjunto de longas semanas.

Num mundo diverso cada vez mais inclusivo, como é o público das conferências organizadas no Funchal e que retorno têm dos conferencistas? Que interesse, sobretudo universitários, têm conseguido despertar?

O nosso público é muito diverso, vai dos 16 anos aos 80 anos. A característica mais importante do nosso público é ter mente aberta e estar disponível para ouvir ideias inovadoras e fora da caixa. O participante típico do TEDxFunchal é mulher, tem entre 35 e 55 anos e é alguém que já acompanha as TED e TEDx talks há algum tempo. Portanto é alguém que já conhece o conceito TED.

Da parte dos oradores, temos tido o melhor retorno possível. Não só pelo trabalho que desenvolvemos com eles ao longo da preparação das suas talks, e do qual já falámos, mas também pelo feedback que eles recebem do público. O TEDxFunchal privilegia o networking e o contacto direto com os oradores. Por esta razão, o nosso coffee break é sempre muito longo (45 minutos). Neste coffee break, os participantes têm a oportunidade de abordar os oradores. Nesses momentos, há conversas, elogios, concordâncias e discordâncias entre oradores e público.

Da comunidade universitária, o TEDxFunchal teve já vários oradores: Sergi Bermúdez e Mário Fortes (2019), Hélder Freitas (2020) e João Clode (2022) são nomes que já pisaram o nosso red spot. Este ano temos o Thiago Gomes como orador, aluno da UMa e empreendedor. Queremos convidar a comunidade universitária a não perder o TEDxFunchal 2023, porque sabemos que é uma fonte de pessoas que pensam de forma diferente e fora da caixa. Basta comprarem o bilhete em www.tedxfunchal.com. A compra de 2 bilhetes dá direto a desconto extra – basta adicionar o promo code “UMa”.

Entrevista conduzida por Carlos Diogo Pereira.
ET AL.
Com fotografia de Jason Leung.

Palavras-chave