
Fortissimo Plus lança concursos para impulsionar inovação
A Fortissimo Plus (FFPlus) abriu concurso de financiamento de projetos de em computação de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial (IA) no valor de 4 milhões de euros, até setembro.
A Fortissimo Plus (FFPlus) abriu concurso de financiamento de projetos de em computação de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial (IA) no valor de 4 milhões de euros, até setembro.
Nos dias 21 e 22 de novembro deste ano, o Instituto Politécnico de Viseu acolhe o 11.º Fórum de Gestão de Dados de Investigação (GDI), aberto à comunidade académica e científica nacional. As inscrições para participação abertas até 15 de novembro.
Um estudo da Universidade de Coimbra, realizado com 1.500 jovens entre os 18 e os 30 anos, revela um panorama complexo das práticas eletrónicas dos jovens portugueses em relação ao género e à sexualidade.
A 11 de novembro, decorre mais uma edição do TEDxFunchal que reúne dez oradores, duas performances, convívio social com lanche incluído, uma bolsa de ofertas e entrada para a comunidade TEDxFunchal. É um dos três mil eventos TEDx realizados em todo o mundo, numa rede de ideias que liga mais de um bilião de pessoas.
Estão abertas as inscrições, que são gratuitas, para o GameJam+ Madeira, uma maratona intensiva de 48 horas dedicada ao desenvolvimento de jogos, inserida na iniciativa global GameJam+. Este programa é promovido pela Startup Madeira, no âmbito das atividades do consórcio eGames Lab, com o apoio da Digital Valley Portugal.
O PoSAT-1 marcou um marco significativo na história espacial de Portugal, pois foi o primeiro satélite do país a entrar em órbita em 25 de setembro de 1993. Um porto espacial, voos suborbitais e construção de satélites. No 30º aniversário do satélite português, a ministra da Ciência apontou para o futuro.
O novo Laboratório de Nano Caracterização e Materiais Avançados (Nanova) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi inaugurado no Campus da Caparica, Almada, e permitirá alavancar a investigação na área dos materiais avançados sustentáveis e a capacidade de investigação científica nacional, particularmente na Região de Lisboa e Vale do Tejo.
O Instituto Europeu de Patentes (IEP) lançou o Índex de Patentes 2022, o qual revela que o número de pedidos de patentes registado no IEP por empresas e inventores portugueses aumentou 7,6% em 2022, dando continuidade ao forte crescimento que se verificou em 2021 (+15,5%). A evolução nos últimos dois anos contrasta com a redução nos pedidos de patentes por países da UE em 2022 (-0,5%).
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia emitiu um convite aberto para manifestações de interesse por parte de entidades privadas que estejam predispostas e interessadas em receber investigadores durante os seus doutoramentos.
João Rodrigues, docente e investigador da Universidade da Madeira, é Coordenador Científico do Centro de Química da Madeira (CQM), unidade de investigação sediada na UMa e que congrega cerca de 50 investigadores. Em entrevista à ET AL., fala sobre os desafios que a ciência e a tecnologia enfrentam.