Procurar
Close this search box.

Novo Laboratório Nanova permitirá alavancar a investigação em materiais avançados sustentáveis

O novo Laboratório de Nano Caracterização e Materiais Avançados (Nanova) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi inaugurado no Campus da Caparica, Almada, e permitirá alavancar a investigação na área dos materiais avançados sustentáveis e a capacidade de investigação científica nacional, particularmente na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

A sessão de inauguração incluiu um momento de descerramento da placa pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O Nanova é um laboratório que tem por objetivo fornecer soluções da área da nano-análise e nanoimpressão, e que irá apoiar o desenvolvimento e inovação de novos materiais, produtos e sistemas. Está inserido no Centro de Investigação de Materiais do Instituto de Nanofabricação, Nanomodelação e Nanoanálise (CENIMAT|i3N), cuja investigação incide, principalmente na eletrónica sustentável, eletrónica transparente e eletrónica de papel.

O novo Laboratório de Nano Caracterização e Materiais Avançados Nanova conta com equipamentos tecnológicos de ponta, com impacto na transferência de tecnologia para diversos setores industriais a nível regional, nacional e internacional.

A cerimónia de inauguração contou com as presenças do reitor da Universidade Nova de Lisboa, João Sàágua, do diretor da FCT Nova, José Júlio Alferes, e do diretor do CENIMAT|i3N, Rodrigo Martins.

Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Nick Fewings.

DESTAQUES