A sessão de inauguração incluiu um momento de descerramento da placa pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O Nanova é um laboratório que tem por objetivo fornecer soluções da área da nano-análise e nanoimpressão, e que irá apoiar o desenvolvimento e inovação de novos materiais, produtos e sistemas. Está inserido no Centro de Investigação de Materiais do Instituto de Nanofabricação, Nanomodelação e Nanoanálise (CENIMAT|i3N), cuja investigação incide, principalmente na eletrónica sustentável, eletrónica transparente e eletrónica de papel.

Empresas e outras entidades poderão receber doutorandos
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia emitiu um convite aberto para manifestações de interesse por parte de entidades privadas que estejam predispostas e interessadas em receber investigadores durante os seus doutoramentos.

Índice Global de Inovação coloca Portugal entre as 30 economias mais inovadoras do mundo
Organização Mundial da Propriedade Intelectual destaca como ponto forte a diversidade da indústria nacional.
O novo Laboratório de Nano Caracterização e Materiais Avançados Nanova conta com equipamentos tecnológicos de ponta, com impacto na transferência de tecnologia para diversos setores industriais a nível regional, nacional e internacional.
A cerimónia de inauguração contou com as presenças do reitor da Universidade Nova de Lisboa, João Sàágua, do diretor da FCT Nova, José Júlio Alferes, e do diretor do CENIMAT|i3N, Rodrigo Martins.
Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Nick Fewings.