Ensino superior e ciência nacionais são catalisadores do desenvolvimento do país

A internacionalização do ensino superior e da ciência nacionais contribui para o reforço da importância de Portugal no mundo. A mensagem foi deixada pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na NAFSA 2023.

Trata-se do maior encontro mundial de responsáveis pela área da internacionalização das instituições de ensino superior e de investigação, e cuja edição deste ano incluiu a inauguração do stand «Study & Research in Portugal».

Atenção à tua tensão arterial!

A hipertensão está envolvida em pelo menos 45% das mortes resultantes de doenças cardíacas e 51% das doenças cerebrovasculares. Os alunos do ensino superior da RAM foram alvo de um projeto de promoção de estilos de vida saudáveis. Através de estudo descritivo, em 2013, diagnosticou-se vários domínios dos estilos de

A presença de Elvira Fortunato naquela que é considerada uma das mais importantes exposições na área da formação avançada, ganha especial relevância tendo em conta a aposta do Ministério no reforço das parcerias internacionais entre Portugal e os Estados Unidos da América.

Ao abrigo de iniciativas como é o caso das parcerias GoPORTUGAL – Global Science and Technology Partnerships Portugal, ou da cooperação com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) ou com a Comissão Fulbright, universidades, institutos de investigação, laboratórios e empresas portuguesas e americanas mantêm uma colaboração internacional estratégica, a qual Elvira Fortunato tem reforçado e pretende impulsionar.

A feira representa também a oportunidade para a promoção e a internacionalização do país, em domínios como a diplomacia científica, o turismo, a mobilidade, a economia, o património, a língua e a cultura.

Falta educação

No decurso da História, a Educação surge de diferentes formas nas diversas culturas, precisamente por razões sociais e geográficas que asseguraram

LER MAIS...

Na 75.ª edição da NAFSA, que decorreu em Washington, nos EUA, Portugal esteve representado por 24 instituições de ensino superior, cuja participação foi organizada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, pela FLAD e a Comissão Fulbright Portugal, no âmbito da iniciativa USA Portugal Campus.

Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Johannes Plenio.

LER MAIS
DESTAQUES