Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

FATUM atuaram nas Festas da Cidade de Coimbra

FATUM atuaram nas Festas da Cidade de Coimbra

Depois de atuar em 2018, os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, regressam a Coimbra para as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel.
Os FATUM foram convidados pelos FADO AO CENTRO para uma atuação na Serenara Monumental dos Antigos Estudantes, inserida nas Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel de 2024.

Como anunciou a organização, Coimbra está “em festa durante 10 dias, com um evento cuja programação integra 177 iniciativas, num conceito que visa homenagear a cidade e os seus habitantes, celebrando espaços emblemáticos e patrimoniais, projetos artísticos, culturais e desportivos”. Entre os dia 4 e 14 de julho, a cidade que acolhe a Universidade de Coimbra celebra as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel, um evento que, como referiu a autarquia, “com uma programação eclética e abrangente, capaz de atrair pessoas de todas as idades, que evidencia as potencialidades de Coimbra enquanto cidade de eventos, cruza estilos e tendências, projetos e iniciativas, e uma diversidade de propostas, espaços e públicos”.

A X Serenata dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, para homenagear o fado de Coimbra, aconteceu à meia noite do dia 6 para dia 7 de julho, na Sé Nova. Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, esteve em palco como grupo convidado e é o primeiro grupo de fora de Coimbra a integrar esta Serenata, numa década de tradição. A abrir o espetáculo esteve o Grupo de Fados de Antigos Estudantes de Coimbra, a que se seguiram os FATUM, os Última Luz, da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, e os Fado Ao Centro. Foram 27 músicos, 16 instrumentistas e 11 cantores, para homenagear a Canção de Coimbra.

Os FATUM atuaram na edição de 2024 das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel.

Em palco, os FATUM interpretaram “Fado dos Olhos Claros”, poema de Edmundo de Bettencourt e música de Mario Faria da Fonseca, “Canção da Primavera n.º 2” de Francisco Filipe Martins e “Saudades de Coimbra”, um fado de Edmundo Bettencourt, com poema de António de Sousa e música de Mário Faria da Fonseca.

A encerrar a Serenata Monumental dos Antigos Estudantes, o FATUM juntou-se a todos os grupos para cantar a “Balada de Despedida do VI Ano Médico de 1958” – “Coimbra tem mais encanto/ Na hora da despedida”, de Fernando Machado Soares, onde foi convidado a solar a primeira estrofe.

A deslocação dos FATUM, a segunda que o grupo fez para atuar em Coimbra, também serviu para gravação de dois videoclipes. “Saudades de Coimbra”, a obra mais famosa do tenor e poeta funchalense Edmundo de Bettencourt (1899-1973), e “Maria”, um poema de amor do açoriano Antero de Quental (1842-1891) com música do conimbricense João Farinha, cantor e um dos fundadores dos Fado Ao Centro.

Como indicou a organização, as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel são “uma organização da Câmara Municipal de Coimbra, sendo a Confraria da Rainha Santa Isabel responsável pela realização da componente religiosa do programa”.

Luís Eduardo Nicolau
Com Carlos Diogo Pereira.
ET AL.
Com fotografia de Henrique Santos.

Palavras-chave