Procurar
Close this search box.

Numa sexta-feira repleta de eventos, os FATUM voltaram a encher o Colégio dos Jesuítas do Funchal

Sexta-feira, 30 de junho, o Colégio dos Jesuítas do Funchal voltou a receber mais um sarau de fados de Coimbra com os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, como protagonista.
Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, no sarau de junho de 2023, na antiga capela de N. S. de Belém, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

No Colégio dos Jesuítas do Funchal, a antiga capela de Nossa Senhora de Belém, também conhecida como Sala dos Arcos, voltou a receber espetadores de fora e de dentro da Universidade da Madeira para mais um espetáculo dos FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA. Foi o quinto sarau de fados de 2023.

A iniciativa, de promoção da tradição académica e da cultura universitária, acontece regularmente no antigo colégio da Companhia de Jesus, há mais de dez anos.

Em 2023, os saraus inserem-se num programa de apoio aos novos estudantes do Ensino Superior. Em outubro, o governo anunciou o Programa de Apoio a Iniciativas de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes, tratando-se de um programa que “tem como objetivo fomentar uma melhor integração dos novos estudantes através da promoção de atividades culturais destinadas ao acolhimento, à integração e ao bom desempenho académico dos novos estudantes”.

Os resultados do Programa de Apoio a Iniciativas de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes foram conhecidos em abril

A iniciativa governamental teve os resultados conhecidos no final de abril, motivando protestos pelo seu atraso. Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, classificou como “vergonhosa a forma como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tem tratado do assunto”.

Em junho a ACADÉMICA DA MADEIRA aproximou-se do final da execução do programa que, desde 2022, oferece aos estudantes atividades culturais para sua integração no Ensino Superior.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES