Procurar
Close this search box.

As Actividades da AAUMa

A Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) nasceu em 1991 com o intuito de responder às necessidades dos estudantes, sendo a estrutura representativa e comunitária dos estudantes da Universidade da Madeira.

É uma instituição privada, sem fins lucrativos, regendo-se por Estatutos próprios, por legislação geral e específica aplicável e pelos princípios gerais básicos do movimento associativo, ou seja, a Democraticidade, a Independência e a Representatividade.

Reconhecida pelo Ministério da Educação e Ciência, está inscrita no Registo Nacional do Associativismo Jovem do Instituto Português do Desporto e Juventude e possui, ainda, o estatuto de Instituição de Utilidade Pública, através do reconhecimento que o Governo Regional da Madeira fez da sua missão.

Ao longo de 23 anos de existência, a AAUMa tem procurado defender os interesses da Academia cumprindo, assim, as suas atribuições e os objectivos fundamentais que nortearam a sua origem. Aqui, os estudantes e demais comunidade académica podem encontrar vários projectos onde qualquer interessado pode participar e contribuir com o seu trabalho, ideias, vontade e fulgor.

VOZ NA MATÉRIA
Resultante da parceria entre a AAUMa e a TSF- Madeira o programa radiofónico ‘Voz na Matéria’ potencializou cerca de 2 160 minutos de transmissão radiofónica em 2013. Diariamente, pelas 9 horas, um estudante da UMa tem espaço para ter opinião, para ter Voz na Matéria.

EXAME SEMESTRAL
Discutidos por um painel de cerca de 12 estudantes temas como a docência, a empregabilidade, a eficiência no mundo universitário, os desafios, as aspirações e os planos para os próximos tempos são analisados, em directo, trimestralmente, num espaço radiofónico cedido com base na parceria entre a AAUMa e a TSF-Madeira.

REVISTA JA
Com oito anos de existência a revista JA é totalmente idealizada e produzida por estudantes. É de edição mensal e nela participam, entidades como o Serviço de Prevenção de Toxicodependência, o Serviço de Consulta Psicológica, o Parque Natural da Madeira, a Quercus, o Nutricionista e a Sociedade Protectora dos Animais Domésticos. É uma edição com número de Depósito Legal e ISSN e com versão digital em www.aauma.pt.

PÁTIO DOS ESTUDANTES
A AAUMa deu, em 2013, continuidade ao programa na RTP-Madeira, Pátio dos Estudantes, desta feita de periodicidade quinzenal e, desde o mês de Setembro de 2012, com transmissão em directo. O Pátio dos Estudantes continuará a abordar temáticas diversas do quotidiano académico, dividido pelas diferentes linhas de acção da AAUMa, com base numa grelha dinâmica e séria com entrevistas, debates, reportagens de exteriores e animação.

GRUPO DE FADOS (FATUM)
A AAUMa criou, em Janeiro de 2010, um grupo de Fados de Coimbra próprio que, desde então, tem vindo a apresentar-se em vários espectáculos e efemérides. Constituído por 8 elementos, os Fatum vão, em 2014, gravar o seu primeiro álbum.

SARAU DE FADO DE COIMBRA
O dia 21 de Dezembro de 2012 marcou o início dos Saraus mensais de Fado de Coimbra no edifício da Reitoria da UMa. De acesso livre, este evento tem tido grande receptividade por parte do público que se faz representar em grande número. A criação do grupo de fados da AAUMa foi, neste âmbito, uma vantagem decisiva.

FORMAÇÃO CONTÍNUA
Face às profundas transformações sentidas no Ensino Superior português, a formação complementar representa um papel essencial na valorização dos estudantes. Assim sendo, consideramos ser importante desenvolver actividades e projectos que auxiliem os estudantes a investirem no enriquecimento de aptidões pessoais que permitam uma preparação útil e válida, e que representem uma vantagem decisiva numa selecção futura. No primeiro semestre de 2013 foram disponibilizados cursos livres em Iniciação ao Autocad, Desenho e Organização de Projecto, Curso Avançado de Microsoft Word, Liderança no sucesso das organizações, Como fazer um currículo e carta de apresentação, o Futuro dos futuros gestores e economistas.

DESPORTO
A Associação Académica da UMa considera que a vertente desportiva do dia-a-dia do estudante deverá ser reforçada ano após ano, querendo também deixar passar a mensagem da importância do desporto para uma vida saudável. Aos longos dos últimos anos a AAUMa tem variado as suas actividades desportivas conforme a adesão dos estudantes. 

Aparece e participa nesta Académica que também é tua.

Andreia Nascimento
Alumnus

DESTAQUES