Procurar
Close this search box.

Evento Desertas… 25 Anos

Diário de um participante

“Dia 7 de Setembro de 2013, 08h:00m

Logo pela manhã, e já a bordo, estávamos ansiosos sobre como iria correr o dia… Tudo tinha sido organizado e preparado para que não houvessem falhas, mas imprevistos acontecem, e as expectativas eram grandes pois estávamos a comemorar uma data importante!

O dia amanheceu cinzento e chuvoso mas lá fomos nós rumo às Ilhas Desertas, e ao fim da manhã, após algumas horas de viagem, começaram a chegar as diversas embarcações. O entusiasmo era grande dado que muitos ainda não conheciam esta Reserva Natural.

A Baía da Doca, na Deserta Grande, nunca fora vista com tantas embarcações, e em som de fundo, ouvíamos uma melodia vinda de uma gaita-de-foles. Estas eram as boas-vindas.

Após transbordo para o bote, finalmente os convidados estavam a poucos metros de pisar o solo e, na baía, alguns elementos da equipa do SPNM os recebiam calorosamente. Havia chegado o momento de dar a conhecer aquele paraíso natural. Conforme iam chegando, formavam-se grupos para que fossem feitas visitas guiadas ao longo dos trilhos existentes, dando a conhecer as especificidades e riquezas daquela Reserva.

Logo de início tivemos o Momento Eco, onde ficamos a conhecer o projeto Life Eco Compatível, gerido pelo SPNM em pareceria com a SPEA, que já conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. Este projecto pretende incentivar o desenvolvimento de actividades económicas e de lazer, promovendo a biodiversidade em áreas protegidas. As boas práticas também foram relembradas, e muitos dos visitantes, acreditando na causa, inscreveram-se como stakeholders assumindo o compromisso de repassarem a mensagem.
A Antena 1 Madeira, com reportagens e entrevistas das 12 às 16h, realizou a primeira comunicação em directo da Reserva Natural das Ilhas Desertas! Esta iniciativa permitiu que todos ficassem a saber um pouco mais sobre as Ilhas Desertas e a história deste projecto.

Ao longo do dia os mais atentos descobriram a discreta curiosidade do lobo-marinho que não resistiu a investigar a azáfama que lá decorria. No final da tarde o grupo Ecomusicalis presenteou-nos com belas melodias provenientes dos diferentes instrumentos musicais em várias zonas da reserva.

O dia terminou com uma chuva repentina dando lugar a uma partida sob um Sol radioso, de regresso à ilha da Madeira.

Com certeza que este será um dia que ficará na memória de cada um dos cerca de 400 participantes…”

Joel Pereira

DESTAQUES