As palavras-chave permitem que o leitor tenha acesso aos artigos que foram classificados com esse vocábulo enquanto etiqueta. Dessa forma, o repositório digital de notícias da ET AL. é filtrado para que o leitor consulte o grupo de artigos que corresponde à palavra-chave que selecionou. Em alternativa, pode optar pela procura de termos na barra de pesquisa.

Etiqueta Selecionada

Madeira

A nossa jornada a Bruxelas para apresentar o paraíso

Em fevereiro, a ACADÉMICA DA MADEIRA organizou um conjunto de eventos em Bruxelas, no Parlamento Europeu, para “chamar a atenção para o desenvolvimento de uma região ultraperiférica, do seu ensino superior e da importância que ambos têm num contexto internacional”.

LER MAIS...

Semana da Juventude em Câmara de Lobos

Câmara de Lobos recebe a Semana da Juventude com vários eventos abertos ao público. A Semana da Juventude, a decorrer entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, é um evento destinado à população juvenil cuja responsabilidade e organização encontra-se a cargo da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e que contempla, no seu programa, a realização de diversas atividades lúdico-pedagógicas. Este ano, para que os jovens possam participar ainda mais na vida da sua cidade, o cartaz da Semana da Juventude conta com os jogos Interfreguesias, uma sessão de esclarecimento para jovens, a apresentação da 3.ª Edição do Banco de Ideias, um concerto do artista NOISERV e atuação do DJ OXY com entrada livre. A semana tem fim com uma tertúlia “O Futuro é agora #conversasjovens” com jovens promissores naturais do concelho e uma atividade desenvolvida pelo Conselho Municipal de Juventude de Câmara de Lobos, na Baía de Câmara de Lobos, Cátia Rodrigues Câmara Municipal de Câmara de Lobos Com fotografia de Priscilla Du Preez.

LER MAIS...

O Dia da Madeira celebrado com Max e o folclore regional

Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, apresentam o segundo videoclipe do seu novo álbum, TRIBUTO. Numa colaboração com o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, os FATUM celebram a cultura madeirense, através de um dos seus intérpretes mais conhecidos, Max. Na data que a Assembleia Regional decretou como Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, os dois conjuntos tornam público o videoclipe da conhecida música “Ó Ai Menina Ó Ai” de João Nobre e Joaquim Luiz Gomes, popularizada pelo mundo na voz de Maximiano de Sousa, Max. Ainda é pouco conhecida pela população as razões da celebração daquele que ficou popularizado como o Dia da Madeira. Citando o cronista Francisco Alcoforado, o historiador Rui Carita, no 1.º volume da HISTÓRIA DA MADEIRA, refere que, após a chegada da expedição liderada por João Gonçalves Zarco, foi “no outro dia” que realizaram a primeira missa na Madeira, no dia 2 de julho de 1420. Trata-se de um dos relatos que serviram para que se disseminasse o dia 1.º de julho como data do primeiro desembarque da expedição de Zarco na ilha. São conhecidas, entre os historiadores modernos, algumas reticências e discordâncias sobre o estabelecimento exato de um ano, mês e dia para esse acontecimento, nas tentativas de fixação de uma certidão de nascimento para a ilha. Certo é que, em 1979, o decreto regional n.º 27/79/M, de 9 de novembro, considerou o dia 1 de julho como “dia da descoberta da Madeira”, decretando-o como “feriado da Região Autónoma da Madeira”, começando a ser assinalado em 1980. Quase dez anos depois, em 1989, o decreto legislativo regional n.º 1/89/M, de 2 de fevereiro, referia que o II Congresso das Comunidades Madeirenses “se pronunciou, por unanimidade, no sentido de o dia 1 de Julho ser também Dia das Comunidades Madeirenses”. Foi, assim, estabelecido o Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses. Conforme o historiador Paulo Miguel Rodrigues refere no seu DICIONÁRIO BREVE DA HISTÓRIA DA AUTONOMIA DA MADEIRA, desde o início a data foi celebrada com uma sessão solene na Assembleia Regional e um Te Deum na catedral, acrescentando-se, em 1987, a deposição de flores no Monumento à Autonomia. Não restam dúvidas sobre o papel de Max, tal como do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, em Portugal e em dezenas de países que os receberam, na difusão da cultura madeirense. Luís Eduardo Nicolau ET AL. Com fotografia de Salvador Freitas.

LER MAIS...

Summer Opening com uma Azáfama Eletrónica!

“A cada planta que cresce, a cada batida que sobre, a cada verão que chega, é como se a vida começasse de novo”. É sob esse espírito que o Summer Opening anunciou a maior e mais aguardada edição de sempre, apresentando um recinto paralelo ao habitual e grandioso palco principal, que atrai milhares de pessoas para o Parque de Santa Catarina no Funchal. Em 2022, o Summer Opening e a ACADÉMICA DA MADEIRA juntaram esforços para integrar o CARUNCHO, as tradicionais festividades dos finalistas, no festival criando o conceito SO+UMa. Dessa forma, os associados da ACADÉMICA DA MADEIRA têm vantagens exclusivas no festival, recebendo um conjunto de ofertas para que, como explica a organização, “vivam o melhor festival de sempre, no melhor CARUNCHO de sempre”. Reforçando de forma inédita o festival, será junto à lagoa do Parque de Santa Catarina que surge a “Azáfama Eletrónica”, funcionando em simultâneo com o palco principal, com a melhor música eletrónica nacional e madeirense. O novo palco recebeu o apoio da Eristoff e da Brisa, avultando o cartaz do evento que, pela primeira vez, acontece em dois fins-de-semana. Serão quatro dias, com dois palcos, 20 concertos, 12 djs, 24 estreias e mais de 32 horas de música. A organização do Summer Opening explicou que pretendeu “amplificar a música eletrónica, captar novos públicos e optimizar a dinâmica do evento, alargando assim o espectro” do evento. Chegam ao festival 12 djs e produtores, encabeçados por alguns dos maiores nomes do cenário de música eletrónica portuguesa: “DJ Vibe e Xinobi dispensam apresentações enquanto Diana Oliveira e Shaka Lion farão a sua estreia na Madeira. Todos eles com o selo da Match Attack. Alguns dos melhores djs madeirenses completam o cartaz: Hernandez, Michael C, Nelson Caires, Li-Polymer, Michael Yang, Phill.Me, Rodrigo Portugal e IvanHelio serão os impulsionadores da eletrónica regional”. Os bilhetes continuam à venda, mas sofrerão um aumento em julho, caso ainda estejam disponíveis. Ricardo Bonifácio ET AL.

LER MAIS...
OS NOSSOS PARCEIROS