A JOURNEY TO PARADISE é o título do evento mais recente da ACADÉMICA DA MADEIRA, que se realizou no passado dia 7 de fevereiro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, com o apoio da Eurodeputada madeirense Sara Cerdas. O evento contou com a apresentação do livro editado pela Imprensa Académica, MADEIRA ILUSTRADA de Andrew Picken, uma versão bilingue de um guia de viagem sobre a Madeira, publicado em Londres, em 1840, com textos de James Macauley e litografias de Picken. A apresentação foi feita pelo prefaciador desta edição, Paulo Miguel Rodrigues. Os Fatum interpretaram, depois, alguns temas ligados à Madeira, que incluíram fados de Coimbra e uma canção de Max. Finalmente, inaugurou-se uma exposição de fotografias do Arquipélago da Madeira na atualidade.
De mochila às costas para Finlândia
Ruas geladas, noites intermináveis e um frio cortante caracterizam o inverno no Círculo Polar Ártico. Rovaniemi pode chegar aos 35 graus negativos e, apesar de estar meio ano coberta por
Pula: roman colony on the Croatian coastline
The most remarkable monument among them is the Vespasian amphitheatre, popularly called Arena to which many legends and myths are linked.
Esta jornada teve como objetivo dar a conhecer o Paraíso que são as nossas ilhas a um público que o desconhece ou que nunca o visitou, designadamente os legisladores europeus, representantes das diversas comunidades da Europa unida. Através desta iniciativa, a ACADÉMICA DA MADEIRA pretendeu chamar a atenção para o desenvolvimento de uma região ultraperiférica, do seu ensino superior e da importância que ambos têm num contexto internacional. É, também, importante a realização destas iniciativas que envolvem estudantes do Ensino Superior pelo impacto que têm na sociedade.
“chamar a atenção para o desenvolvimento de uma região ultraperiférica”
O desenvolvimento destas redes interculturais relacionadas com intervenções de interesse social ajuda na promoção da nossa Região, em que o Turismo representa uma das principais indústrias há mais de 200 anos. Também é ambição dos estudantes que integram a ACADÉMICA DA MADEIRA intervir em diferentes contextos, afetando as suas comunidades educativa e regional e o seu desenvolvimento pessoal. Os valores que tentamos passar a todos passam pela divulgação da cultura madeirense, nossa herança que também moldou este paraíso. «São as pessoas que fazem a ilha» é o que costumamos muitas vezes dizer a quem não reside cá, outros portugueses ou pessoas de outros países.
«São as pessoas que fazem a ilha»
É importante, também, envolver os jovens, neste tipo de projetos, permitindo-lhes desenvolver competências profissionais e sociais, fornecendo uma melhor preparação para o mercado laboral e acrescentando maior experiência ao seu currículo profissional e pessoal.
Um evento que deu prestígio não só à ACADÉMICA DA MADEIRA, bem como à nossa Região e, ao mesmo tempo, foi uma experiência de associativismo estudantil, vertente que continua a ser um método de preparação de cidadãos conscientes e bons profissionais, capazes de fazer com o país se desenvolva e possa competir de igual para igual contra os tubarões internacionais.
Ricardo Freitas Bonifácio
Presidente da ACADÉMICA DA MADEIRA
Com fotografia de Joel dos Santos.