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jovens

Os Segredos do Lago

Bastien e Chloé passam as férias de verão numa cabana no Quebec, à beira de um lago assombrado por uma lenda. Apesar da diferença de idades, eles forjam um vínculo especial, enfrentando os seus medos para conquistar o coração de Chloé. Estas férias marcam o despertar de Bastien para a maioridade.

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A nossa jornada a Bruxelas para apresentar o paraíso

Em fevereiro, a ACADÉMICA DA MADEIRA organizou um conjunto de eventos em Bruxelas, no Parlamento Europeu, para “chamar a atenção para o desenvolvimento de uma região ultraperiférica, do seu ensino superior e da importância que ambos têm num contexto internacional”.

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Semana da Juventude em Câmara de Lobos

Câmara de Lobos recebe a Semana da Juventude com vários eventos abertos ao público. A Semana da Juventude, a decorrer entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, é um evento destinado à população juvenil cuja responsabilidade e organização encontra-se a cargo da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e que contempla, no seu programa, a realização de diversas atividades lúdico-pedagógicas. Este ano, para que os jovens possam participar ainda mais na vida da sua cidade, o cartaz da Semana da Juventude conta com os jogos Interfreguesias, uma sessão de esclarecimento para jovens, a apresentação da 3.ª Edição do Banco de Ideias, um concerto do artista NOISERV e atuação do DJ OXY com entrada livre. A semana tem fim com uma tertúlia “O Futuro é agora #conversasjovens” com jovens promissores naturais do concelho e uma atividade desenvolvida pelo Conselho Municipal de Juventude de Câmara de Lobos, na Baía de Câmara de Lobos, Cátia Rodrigues Câmara Municipal de Câmara de Lobos Com fotografia de Priscilla Du Preez.

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Projeto “Be Young, be Cool” promete tonificar este Verão

No âmbito da política Desportiva e Juvenil do Município do Funchal, a Câmara Municipal do Funchal promove um ciclo de eventos de animação sociocultural, dirigido à população jovem, aos sábados à tarde, entre 28 de maio e 30 de julho (2 meses), das 17:00 às 20:00, no Jardim Municipal da Ajuda. Neste evento promove-se atividades lúdicas, radicais e formativas em áreas de interesse para os jovens do nosso município. Propositando-se a proporcionar experiências que possam incutir a prática de hábitos de vida saudáveis e sustentáveis à comunidade mais jovem, este evento decorre gratuitamente. No sentido de envolver a juventude e as associações juvenis do município, durante estes eventos decorrerão workshops dinamizados pelas mesmas tendo em conta as suas linhas de ação. Por entre as várias atividades, a partir de sábado, no Jardim da Ajuda, será possível experienciar, por exemplo: “Led Wall; E–Sports; Parede de escalada insuflável; Petanca; Tiro ao arco e ao alvo (paint ball); Slide/Tirolesa; Jogos tradicionais; Bumper balls em campo insuflável; Orientação; Slack lines; Circuito Laser Tag; Mini-golfe; Team building; Mega escorrega; Ringue de gladiadores e Radicais”. Assim, as atividades serão desenvolvidas aos sábados, a partir do próximo dia 28 de maio, nos dias 4, 11, 18 e 25 de junho e ainda nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de julho. De referir ainda que este projeto se encontra em linha com a estratégia municipal para a juventude – Plano Municipal de Juventude do Funchal, enquadrando-se especificamente nos Objetivos para a Juventude do Funchal (FunGoals) número 3 – “Qualidade de vida para todos”, número 4 – “Cidade Verde e Sustentável”, número 5 – “Cidadania e participação juvenil” e ainda o Objetivo número 7 – “Cultura e lazer para todos”. Com estas atividades, a Câmara Municipal do Funchal está a dar o seu contributo para a promoção do Plano Municipal de Juventude, nomeadamente os 7 FunGOALS nele expressos, entre eles, “a Melhoria da Qualidade de Vida dos Jovens Munícipes, o desenvolvimento de uma Cidadania Ativa e Participativa, a Cultura e Lazer para todos, como, também, a aposta numa de Cidade Verde e Sustentável, uma vez que promove a utilização dos seus Espaços Verdes, de convívio e lazer”, refere Bruno Pereira. Para mais informação, consulte aqui. Câmara Municipal do Funchal

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Competências parentais e prevenção

A família continua a desempenhar um papel central no desenvolvimento e socialização de crianças e jovens. São elas que veiculam as normas, as regras e os valores que constituem a base para o crescimento saudável dos seus filhos. O contexto familiar revela-se, então, determinante para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. De acordo com a qualidade das relações parentais, o meio familiar pode traduzir-se numa fonte positiva de adaptação ou, pelo contrário, revelar-se um espaço de conflito e desacordo. Foi demonstrado que os pais/educadores, uma vez formados, podem desenvolver práticas consistentes e competências para uma eficaz gestão familiar. Por isso, cada vez mais as instituições locais, que desenvolvem programas de carácter preventivo, procuram incluí-los como agentes preventivos com capacidade para assumirem um papel mais participativo na formação integral dos seus filhos. O objetivo das intervenções preventivas passa, então, pela modificação dos fatores de risco e de proteção e dos processos formativos da criança nas áreas cognitiva, social, emocional e física. Assim, os programas de intervenção social, que incidem na redução dos comportamentos aditivos e das dependências, em que o envolvimento das famílias/educadores se pretende ativo, incluem os indicadores que realçam a importância do seu papel enquanto agentes preventivos, designadamente a coesão familiar, a supervisão parental, o clima afetivo, a cordialidade, a proximidade nas relações, as normas e os limites. É neste sentido que o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, tem mantido uma parceria com o Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM, no âmbito do Programa de Intervenção Precoce e Competências Parentais e do Programa Competências na Parentalidade, com implementação a nível regional através do desenvolvimento de projetos locais em vários concelhos da Região Autónoma da Madeira. O programa intervém junto de crianças em risco social e das suas famílias, com o objetivo de estabelecer comportamentos e atitudes promotoras do desenvolvimento global da criança e da família e do seu bem-estar pessoal e social. As famílias são previamente selecionadas a partir de uma grelha de sinalização e da Avaliação das Potencialidades e Necessidades da Família, aplicadas pelas técnicas das respetivas instituições locais das áreas geográficas abrangidas pelo programa. No módulo de prevenção das dependências, estabelecemos como meta favorecer nas famílias o desenvolvimento de competências pessoais e sociais que permitam aos seus membros o crescimento saudável e a opção por uma vida sem drogas, através da sensibilização para a importância de prevenir as toxicodependências no contexto familiar. Mónica Pereira Socióloga Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências – UCAD Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM

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Universo jovem, a vida vale a pena!

No segundo semestre de 2011 foi desenvolvido, na Região Autónoma da Madeira, o projeto “Universo Jovem”, uma iniciativa no âmbito da juventude e da promoção da saúde, com especial destaque para a prevenção da toxicodependência, aliada à preservação ambiental. O projeto resultou da sinergia entre os vários parceiros, nomeadamente, a Associação Cultural e Recreativa – Juventude Interactiva, o IASAÚDE, IP-RAM, através do Serviço de Prevenção de Toxicodependência, a Direcção Regional da Juventude e as Câmaras Municipais da Madeira e do Porto Santo. Estas parcerias maximizaram esforços do ponto de vista dos recursos humanos e materiais necessários à prossecução das atividades. Co-financiado pelo Programa Juventude em Acção (PJA), contribuiu para que os jovens sejam interventivos e ativos e disseminem as boas práticas sobre a prevenção da toxicodependência. Os resultados do projeto estão a ser divulgados junto de outras associações no domínio da promoção da saúde, contribuindo desta forma para uma melhor cooperação nacional e europeia no domínio da juventude. Neste Ano Europeu do Voluntariado, sentimos que poderíamos realizar um projeto tendo por base o voluntariado de jovens educadores de pares que trabalharam directamente com a comunidade local, aliando desta forma a ocupação do seu tempo a uma experiência gratificante para si e para os outros. Dirigiu-se à população em geral e aos jovens em particular, entre os 15 e os 30 anos, de forma a abranger toda a população na Região Autónoma da Madeira. O Projeto ‘UNIVERSO JOVEM’ baseia-se na metodologia da Educação de Pares, com a formação de vários jovens voluntários do Programa ‘Jovem em Formação’, os quais planificaram, dinamizaram e coordenaram as atividades que influenciam positivamente os seus pares e que, simultaneamente, incentivam os jovens a aderirem a iniciativas associadas às questões sociais que mais preocupam as instituições regionais, nacionais e europeias, fomentando o voluntariado. Implementaram-se atividades de carácter não-formal maioritariamente ao ar livre, nas praias e serras da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente espaços de diálogo e esclarecimento sobre questões ligadas à saúde, atividades lúdico-pedagógicas (gincanas e jogos, construções na areia), murais preventivos, marchas, caminhadas nas levadas, provas de orientação, prova de BTT, canoagem, golfe, demonstrações de capoeira, karaté, muay thai, hip-hop, aeróbica, hidroginástica e distribuição de materiais de informação e sensibilização. A ACRJI e o SPT agradecem os preciosos contributos dos jovens voluntários, parceiros, técnicos envolvidos, participantes e de todas as entidades da sociedade civil que diariamente se disponibilizam para que o Projeto ‘UNIVERSO JOVEM’ se tenha realizado nas melhores condições. A Vida Vale a Pena! Promova a saúde e a dos que o rodeiam! Bebiana Ribeiro Psicóloga Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais,

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Autismo lidando com o preconceito

A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo da Madeira tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas colaborando com outras instituições, portuguesas ou estrangeiras, e com organizações ou instituições internacionais, na defesa dos direitos das pessoas com Autismo, Asperger e Perturbações do Desenvolvimento estando associado à Federação Portuguesa de Autismo. Através das suas diversas atividades e iniciativas a Appda-Madeira almeja sensibilizar o público em geral para a realidade do autismo, assim como vir a capacitar pessoas da nossa sociedade para auxiliar na realização dos seus objetivos. Neste momento temos em curso a criação de um Centro de Apoio, onde pensamos vir a congregar diversas áreas, como a Psicologia, o Serviço social, a Terapia da fala, a Psicomotricidade, a Musicoterapia, a Hipoterapia, de modo a facilitar o acesso a todas as crianças e jovens e especializar os técnicos envolvidos. Ainda que cada caso seja um caso, todas as crianças e jovens deste espectro, têm necessidades semelhantes e específicas da problemática, pelo que só através do associativismo conseguiremos juntar recursos para garantir o acesso à panóplia de terapias que os ajudam e logicamente garantir o seu futuro, independentemente dos recursos dos pais. Para que, quem lê estas linhas, possa sentir o que é viver com o autismo, deixamos aqui um testemunho de um pai: “Para quem não sabe o que é o autismo – um distúrbio comportamental de espectro muito variado – podemos dizer que, trocando em miúdos, trata-se de um certo grau de dificuldade nata que um indivíduo possa ter no relacionamento emocional com outras pessoas, assim como de interagir socialmente, dificultando, consequentemente, o aprendizado que poderia ser adquirido com o meio social em que vive e que pode prejudicar seu desenvolvimento pessoal. Isso não significa que essas pessoas não tenham capacidades inatas ou que não as possam desenvolver tão-somente, não conseguem exteriorizar e desenvolver essas mesmas capacidades, que se encontram presas dentro dos seus cérebros devido a uma falha fisiológica da natureza. De certo modo, é como se fossem como uma lâmpada cuja luz não pode ser vista por se encontrar debaixo de uma redoma opaca. A luz está lá, mas carece de alguma ajuda para que se limpe a sujidade da redoma, ou a retire de cima, a fim de que ela possa brilhar. Algumas dessas pessoas são mesmo muito inteligentes, embora em apenas determinadas áreas de atividade e há quem diga que deveríamos, aí, concentrar o foco da nossa ajuda para o seu desenvolvimento, desprezando as áreas em que os autistas têm dificuldades, o que varia de pessoa para pessoa. Voltando à analogia da lâmpada, nós que somos neuro-típicos (os ditos normais), em contraposição com os autistas que são neuro-atípicos, deveríamos ser aqueles a limpar ou levantar a redoma de cima, procurando entender como funciona a mente dessas pessoas e de como poderíamos nos comunicar com elas, da mesma forma como nos comunicamos com um cego utilizando o método “Braille”, ou a linguagem gestual com os surdos. Uma vez conseguido isso, veremos como esses indivíduos têm muito para dar, ou melhor, para nos dar. Bastava que lhes dessemos uma oportunidade e saíssemos dos dentro de nossos próprios armários de egoísmo e preconceito e constataríamos que a maior barreira para o desenvolvimento dessas pessoas, para além das atuais limitações da ciência a esse respeito, é a própria sociedade, ou seja, é a nossa falta de comprometimento, o nosso egocentrismo. Afinal não seria isso uma limitação maior ainda do que o autismo em si, uma vez que nos impede de crescer plenamente enquanto seres pensantes e espirituais? Se entendermos a sociedade como um organismo, um corpo, o mesmo não se poderá considerar saudável se todos os seus membros não estiverem igualmente saudáveis. Somos todos “flores de um mesmo jardim, folhas de um mesmo ramo, ondas de um mesmo mar.”*. O Jardineiro Supremo é um só e Ele com certeza não ama as flores de grande exuberância mais do que ama “aquela florinha, que, a muito custo, se esforça por brotar sorridente na fenda da calçada”**. Cabe a nós tentar imitá-Lo e, com grande carinho e paciência, trazê-la para dentro do jardim, junto com as demais flores.” Cori correa *dos Ensinamentos Bahá’ís. ** Frase de D. Hélder Câmara, antigo arcebispo de Recife e Olinda. A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo da Madeira

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