Procurar
Close this search box.

Universo jovem, a vida vale a pena!

No segundo semestre de 2011 foi desenvolvido, na Região Autónoma da Madeira, o projeto “Universo Jovem”, uma iniciativa no âmbito da juventude e da promoção da saúde, com especial destaque para a prevenção da toxicodependência, aliada à preservação ambiental.

O projeto resultou da sinergia entre os vários parceiros, nomeadamente, a Associação Cultural e Recreativa – Juventude Interactiva, o IASAÚDE, IP-RAM, através do Serviço de Prevenção de Toxicodependência, a Direcção Regional da Juventude e as Câmaras Municipais da Madeira e do Porto Santo. Estas parcerias maximizaram esforços do ponto de vista dos recursos humanos e materiais necessários à prossecução das atividades.

Co-financiado pelo Programa Juventude em Acção (PJA), contribuiu para que os jovens sejam interventivos e ativos e disseminem as boas práticas sobre a prevenção da toxicodependência.

Os resultados do projeto estão a ser divulgados junto de outras associações no domínio da promoção da saúde, contribuindo desta forma para uma melhor cooperação nacional e europeia no domínio da juventude.

Neste Ano Europeu do Voluntariado, sentimos que poderíamos realizar um projeto tendo por base o voluntariado de jovens educadores de pares que trabalharam directamente com a comunidade local, aliando desta forma a ocupação do seu tempo a uma experiência gratificante para si e para os outros.

Dirigiu-se à população em geral e aos jovens em particular, entre os 15 e os 30 anos, de forma a abranger toda a população na Região Autónoma da Madeira.

O Projeto ‘UNIVERSO JOVEM’ baseia-se na metodologia da Educação de Pares, com a formação de vários jovens voluntários do Programa ‘Jovem em Formação’, os quais planificaram, dinamizaram e coordenaram as atividades que influenciam positivamente os seus pares e que, simultaneamente, incentivam os jovens a aderirem a iniciativas associadas às questões sociais que mais preocupam as instituições regionais, nacionais e europeias, fomentando o voluntariado.

Implementaram-se atividades de carácter não-formal maioritariamente ao ar livre, nas praias e serras da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente espaços de diálogo e esclarecimento sobre questões ligadas à saúde, atividades lúdico-pedagógicas (gincanas e jogos, construções na areia), murais preventivos, marchas, caminhadas nas levadas, provas de orientação, prova de BTT, canoagem, golfe, demonstrações de capoeira, karaté, muay thai, hip-hop, aeróbica, hidroginástica e distribuição de materiais de informação e sensibilização.

A ACRJI e o SPT agradecem os preciosos contributos dos jovens voluntários, parceiros, técnicos envolvidos, participantes e de todas as entidades da sociedade civil que diariamente se disponibilizam para que o Projeto ‘UNIVERSO JOVEM’ se tenha realizado nas melhores condições.

A Vida Vale a Pena! Promova a saúde e a dos que o rodeiam!

Bebiana Ribeiro
Psicóloga Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais,

DESTAQUES