Procurar
Close this search box.

Madeira: o nosso jardim de histórias

Entre os dias 21 de outubro a 21 de novembro de 2022, ocorrerão na região da Madeira, um conjunto de eventos emblemáticos, no âmbito do projeto “Madeira: o nosso jardim de histórias”.

Assim nos garante o portal da Comissão Europeia (CE), que valoriza os “feitos dos nossos antepassados, as estórias que eles nos contam e a herança que deixaram no património da nossa região”, por terem dado uma base definitiva sobre aquilo que é a madeirensidade.

A mesma fonte acrescenta ainda o grande valor que o património local e as suas infraestruturas representam para esta sociedade: o majestoso teto restaurado da Catedral, a recuperação do Vicente’s – um dos mais antigos ateliers de fotografia da Europa – e criação do Museu e a transformação do nosso Parque Temático em Santana, todos dizem muito sobre a história e cultura da nossa ilha, o saber fazer dos nossos artesãos e o talento dos nossos artistas. Com o apoio da Madeira e da União Europeia, continuamos a cultivar este nosso jardim de histórias para as futuras gerações”.

A página institucional da CE entende que “as campanhas regionais são organizadas em torno de um local familiar e destacam ideias e iniciativas assentes na UE que fazem a diferença a nível local”.

De salientar, que tal evento terá lugar em três espaços importantes ao património madeirense, sendo eles o Parque Temático da Madeira, em Santana, o restauro dos tetos da Sé do Funchal e do Museu de Fotografia da Madeira. Esta é uma das muitas iniciativas de teor europeu, com um saber “ultra local” e com um sorriso que une gentes de todas as partes do mundo.

Consulta isto e muito mais na hiperligação que acima lhe disponibilizámos e vem viver a tradição à moda madeirense.

Luís Ferro
ET AL.
Com fotografia de Diogo Santos.

DESTAQUES