Procurar
Close this search box.

Bruxas em Trás-os-Montes

Como todos os anos no Verão, a pequena Salomé regressa à aldeia natal da sua família, nas montanhas de Trás-os-Montes, para passar as férias. É um tempo de festa e de descontração, mas de repente a sua adorada avó, morre. Enquanto os adultos se disputam por causa do funeral, Salomé é assombrada pelo espírito daquela que na aldeia era vista como uma bruxa, a sua avó.

A menina Salomé chega à aldeia, vinda de França, com os pais e logo assume um território que conhece os seus passos, os locais, os animais, os segredos, o sotaque particular. Nesta aldeia onde as mulheres parecem ter fibra que falta aos poucos homens que ainda não partiram. Salomé tem uma mente aberta, não se limita apenas ao que vê mas imagina o que há mais além do que os seus olhos alcançam.

Cristèle Alves Meira nasceu a 18 de fevereiro de 1983, em Montreuil, Seine-Saint-Denis, França. Diretora e escritora conhecida por Campo de Víboras (2016), Invisível Herói (2019) e Alma Viva (2022),a primeira longa metragem e o filme escolhido pela Academia Portuguesa de Cinema para candidato nacional aos Óscares deste ano.

É uma história que evoca não só a interioridade de Portugal, a emigração, mas também a mística, as festas locais, as máscaras, as crenças religiosas ancestrais e até temas que podem transformar os adultos em monstros por questões financeiras e heranças.

Alma Viva é uma sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 4 e 5 de novembro. O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Com a morte da avó, ocorrida em circunstâncias traumáticas, estilhaçam a pequena Salomé de todas as crenças que partilhava, mas também por expor de uma forma crua os interesses mais mesquinhos da família, que logo ultrapassa o corpo da defunta para privilegiar interesses pessoais.

Com a sua visão alterada do mundo como é que Salomé irá enfrentar estes desafios que a aldeia, e doravante a vida, lhe apresenta? Convidamos-vos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

Alexandre Freitas
ET AL.
Com fotograma da película Alma Viva.

DESTAQUES