As palavras-chave permitem que o leitor tenha acesso aos artigos que foram classificados com esse vocábulo enquanto etiqueta. Dessa forma, o repositório digital de notícias da ET AL. é filtrado para que o leitor consulte o grupo de artigos que corresponde à palavra-chave que selecionou. Em alternativa, pode optar pela procura de termos na barra de pesquisa.

Etiqueta Selecionada

cinema

CINANIMA chega à UMa

O CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho decorre em meados de novembro e a Universidade da Madeira (UMa) acolhe o Pré-Festival, no dia 10 de outubro.

LER MAIS...

Vestígios do Passado, Vislumbres do Futuro

À semelhança do que aconteceu em tantas cidades em todo o mundo, ao longo do século XX, milhões de pessoas dirigiram-se ao cinema nas baixas citadinas. Com o passar do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.

LER MAIS...

Entre Memórias e Projeções

Um grupo de mulheres cinéfilas, com idades entre os 70 e os 90 anos, compartilham as suas experiências como frequentadoras assíduas dos cineclubes. Estes locais, ainda presentes pelo país, desempenharam um papel crucial durante o período de repressão política, quando eram associados não apenas à paixão pelo cinema, mas também à resistência política.

LER MAIS...

Luzes, Câmara, Reflexão

Um grupo de jovens problemáticos do mesmo bairro é escolhido para ser o elenco principal de um filme durante o verão. Os bastidores da produção do filme, bem como os laços entre os jovens, as suas vivências pessoais e os desafios do realizador, são os elementos que guiam a história. 

LER MAIS...

André Moniz Vieira no IT’S OKAY

O IT’S OKAY, um programa quinzenal criado e produzido pela ACADÉMICA DA MADEIRA e dinamizado pelos estudantes da Universidade da Madeira, convidou André Moniz Vieira, para o 3.º episódio da 2.ª temporada.

LER MAIS...

Espírito de Luta

DESTERRO é a sugestão do Screenings Funchal para 11 e 12 de novembro. A sinopse da película conta que, antes de pegar fogo, o Brasil já estava pegando fogo. Um casal de classe média tenta, a todo custo, manter a estrutura que os segura. Laura vive com Israel, com quem tem um filho pequeno. Um dia, sem que alguém o pudesse prever, abandona tudo e foge. Ao desaparecer, esta mulher deixa a vida de todos os que ama em suspenso.

LER MAIS...

Bruxas em Trás-os-Montes

Como todos os anos no Verão, a pequena Salomé regressa à aldeia natal da sua família, nas montanhas de Trás-os-Montes, para passar as férias. É um tempo de festa e de descontração, mas de repente a sua adorada avó, morre. Enquanto os adultos se disputam por causa do funeral, Salomé é assombrada pelo espírito daquela que na aldeia era vista como uma bruxa, a sua avó.

LER MAIS...

Ilha à vista!

”Os modelos Carl e Yaya movimentam-se no mundo da moda, enquanto exploram os limites da sua relação. O casal é convidado para fazer um cruzeiro luxuoso na companhia de um conjunto de “infames” passageiros riquíssimos, um oligarca russo, um traficante de armas inglês e um capitão idiossincrático e alcoólico, dado a citações de Marx. Parece o cenário perfeito para muitas publicações de Instagram. Mas durante o esmeradíssimo Jantar do Comandante, uma tempestade avoluma-se e os passageiros sofrem um intenso enjoo… Uma sátira desinibida em que se assiste a uma inversão de papéis e classes e onde se revela o sórdido valor comercial da beleza.“ Quando um navio de celebridades e magnatas se afunda, a sua capacidade de desenrasque e de sobrevivência é desafiada. Deparamo-nos com a sua impotência numa situação de risco. Veem-se numa ilha deserta onde vão precisar de caçar para sobreviver, entre o possível e o impossível, em desespero, andando na corda bamba. Ruben Östlund é um cineasta, produtor, roteirista e diretor de fotografia sueco. Os seus filmes Force Majeure (2014) e The Square (2017) foram agraciados no Festival de Cannes e condecorados com a Palme d’Or, “justificando o prestígio e trabalhoso esforço que o mesmo fornece ao mundo cinematográfico“. Triângulo da Tristeza é uma sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 14 e 15 de outubro. O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona. Para conseguirem sobreviver à mãe natureza, as personagens do filme terão que voltar às raízes da civilização. Conseguirão superar os desafios que se lhes põem? Não se esqueça de embarcar nos barcos salva-vidas e vamos ver este filme! Até lá, pode conferir o que lhe contámos, e muito mais, no portal do Screenings Funchal e fique com a antevisão. Alexandre Freitas ET AL. Com fotograma da película realizada Ruben Östlund.

LER MAIS...

A Odisseia de Argélia por Karim Aïnouz

“Marinheiro das Montanhas é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país em que seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, a longa-metragem opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argélia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e da sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro entrelaçam-se numa singular travessia.” Ao longo da travessia do mar o Homem depara-se com imensas perguntas, inúmeros desafios, seus, do seu povo, da sua cultura, ou da sua relação com os outros. O nosso protagonista não é exceção. Nesta viagem de auto descoberta embarcamos, de “mãos dadas”, nesta tempestade de emoções tanto ou nada desconhecidas ao período pós-colonial da Argélia, a terra natal do pai de Karim, a quem só conheceu aos 18 anos. O filme conta com outras aventuras, como a travessia marítima e a chegada às Montanhas Atlas em Kabylia. Este filme foi realizado por Karim Aïnouz, diretor de cinema, roteirista e artista visual brasileiro, mais conhecido pelos filmes Madame Satã, O Céu de Suely, Praia do Futuro e A Vida Invisível. O tema da viagem interior não é nada desconhecido nas suas produções, sendo todo o enredo um procedimento crescente de independência. Marinheiro das Montanhas é uma sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e com o apoio da ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 9 e 10 de setembro. O cliente NOS, portador do seu cartão, se acompanhado, tem 2 bilhetes pelo preço de 1. Se for sozinho, ao comprar 1 bilhete de cinema, tem a oferta de 1 menu pequeno de pipocas e bebida. Com estas vantagens é só aproveitar mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona. Allan Hunter, crítico cinematográfico, não fica indiferente a esta mensagem, reconhecendo o encanto do filme na (re)construção individual: “uma verdadeira viagem de auto descobrimento. O Marinheiro das Montanhas, definitivamente ilude-nos com as suas hábeis misturas de pessoal/político e as imagens deslumbrastes que Ainouz encontra ao longo do caminho.” Um filme a não perder. Confira isto e muito mais no portal do Screenings Funchal, e fique-se pela antevisão. Garantimos-lhe uma sensação de rejuvenescimento pessoal nesta nova aventura. O restante depende de si. Apareça. Alexandre Freitas ET AL.

LER MAIS...
OS NOSSOS PARCEIROS