Procurar
Close this search box.

CINANIMA chega à UMa

O CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho decorre em meados de novembro e a Universidade da Madeira (UMa) acolhe o Pré-Festival, no dia 10 de outubro.

Desde 2014 que, em outubro, o CINANIMA, realiza a mostra de cinema de animação de autor CINANIMA Nas Universidades, que leva trabalhos de cineastas do mundo inteiro a várias instituições de Ensino Superior nacionais.

Ponte de esparguete

“O preço da perfeição é a prática constante.” A ponte de esparguete foi uma ideia para parte de um trabalho prático dos alunos de Engenharia Civil para a cadeira de Resistência dos Materiais I e que consistiu na montagem de uma ponte constituída por esparguete e cola térmica a uni-lo.

A decorrer em perto de 20 universidades, politécnicos e escolas superiores de norte a sul de Portugal, a UMa associou-se a esta iniciativa em 2018, no âmbito dos mestrados em Design e de Design de Media Interativos, sempre sob a coordenação de Pau Pascual Galbis, diretor da licenciatura em Artes Visuais da UMa e docente da Faculdade de Artes e Humanidades.

Em 2023, o CINANIMA Nas Universidades exibirá 32 curtas-metragens, entre eles os premiados da edição do CINANIMA de 2022 e dois programas de curtas, produzidos pela escola KASK (de Ghent, na Bélgica), e pela a HKU (de Utrecht, nos Países Baixos), duas melhores instituições de ensino superior europeu nas áreas das artes.

A sessões decorrem entre as 10.00 e as 13.00, no dia 10 de outubro na Sala dos Atos da Reitoria da UMa, no Colégio dos Jesuítas. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados, porém limitada à lotação do espaço.

Os fados voltam ao Jesuítas

O ano letivo começou e os FATUM, o grupo de fados da da ACADÉMICA DA MADEIRA, regressa ao antigo colégio da Companhia de Jesus. Depois da pausa do verão, os FATUM regressam ao Colégio dos Jesuítas do Funchal, que acolhe a reitoria da Universidade da Madeira na atualidade, para o

Este ano, o festival internacional CINANIMA, está na sua 47.ª edição que decorrerá entre 13 a 19 de novembro, como habitualmente, na cidade de Espinho.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.

DESTAQUES