Morada desenrola-se num cenário único, na cidade do Porto, onde estas mulheres frequentaram diversos locais de exibição cinematográfica. Através de uma etnografia cuidadosamente elaborada, o filme combina os testemunhos destas espectadoras com a observação dos locais icónicos do cinema na cidade.

Amor de mãe
“A Civil conta a história de Cielo, uma mãe à procura da sua filha, raptada por um gangue criminoso no norte do México. Perante a falta de apoio das autoridades nas buscas, Cielo resolve o assunto pelas próprias mãos.” O laço de uma mãe e filha é como ouro e

A Diva dos pés nus
A “diva dos pés descalços”, a icónica Cesária Évora num documentário que mostra imagens nunca vistas e oferece uma visão nunca antes
O cineclubismo e o papel das associações culturais são aspetos marcantes deste período histórico, onde a resistência política e a cinefilia se entrelaçavam em ambientes de reunião específicos. Estas mulheres viveram intensamente a magia do cinema na sua forma mais tradicional: a experiência cinematográfica numa sala escura, onde as histórias ganhavam vida no grande ecrã.
Eva Ângelo, cineasta portuguesa, nasceu em Lisboa em 1975. É conhecida pela sua abordagem sensível e íntima nos seus documentários, capturando histórias humanas e culturais de forma única. Outra obra notável é Água, realizada em 2010. Eva Ângelo continua a deixar a sua marca no cinema documental, enriquecendo a sétima arte com as suas narrativas autênticas e significativas.
O documentário leva-nos a embarcar numa jornada nostálgica, repleta de lembranças afetuosas e reflexões sobre o impacto do cinema na vida destas mulheres e na história da cidade do Porto. Uma comovente homenagem à cultura cinematográfica e ao amor pelo cinema que transcende gerações.
Morada é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria dos Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 28 e 29 de julho. O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Uma família à moda de Panah Panahi
“Uma família caótica e terna em viagem por uma paisagem acidentada. Mas para onde vão? No banco de trás, o pai tem uma perna partida, mas está mesmo magoada? A mãe tenta rir mas mal consegue conter as lágrimas. O miúdo não pára de cantar. E todos estão preocupados com

Poética da violência
O Alto Comissário da República e funcionário do governo francês no Tahiti é descrito como calculista e educado. Adota a perspetiva
Convidamos para a experiência que este filme proporciona, na nossa companhia. Confira no site do Screenings Funchal e fique com a antevisão.
António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Eva Ângelo.