Morada desenrola-se num cenário único, na cidade do Porto, onde estas mulheres frequentaram diversos locais de exibição cinematográfica. Através de uma etnografia cuidadosamente elaborada, o filme combina os testemunhos destas espectadoras com a observação dos locais icónicos do cinema na cidade.
O génio provocador de Nagisa Oshima
Continua a celebração do 5.º aniversário do Screenings Funchal. De origem nipónica, sob a direção do realizador Nagisa Oshima (1932-2013), O Enforcamento (1968) centra-se num dilema moral sobre como tratar
Um mundo em chamas, discretamente
Manohla Dargis, no The New York Times, intitulou o seu artigo crítico sobre Azor como “um mundo em chamas, discretamente”. Dargis
O cineclubismo e o papel das associações culturais são aspetos marcantes deste período histórico, onde a resistência política e a cinefilia se entrelaçavam em ambientes de reunião específicos. Estas mulheres viveram intensamente a magia do cinema na sua forma mais tradicional: a experiência cinematográfica numa sala escura, onde as histórias ganhavam vida no grande ecrã.
Eva Ângelo, cineasta portuguesa, nasceu em Lisboa em 1975. É conhecida pela sua abordagem sensível e íntima nos seus documentários, capturando histórias humanas e culturais de forma única. Outra obra notável é Água, realizada em 2010. Eva Ângelo continua a deixar a sua marca no cinema documental, enriquecendo a sétima arte com as suas narrativas autênticas e significativas.
O documentário leva-nos a embarcar numa jornada nostálgica, repleta de lembranças afetuosas e reflexões sobre o impacto do cinema na vida destas mulheres e na história da cidade do Porto. Uma comovente homenagem à cultura cinematográfica e ao amor pelo cinema que transcende gerações.
Morada é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria dos Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 28 e 29 de julho. O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.
Dois conflitos em duas partes do mundo
“Depois do polémico Nova Ordem, de 2020, o mexicano Michel Franco está de volta com este filme com Tim Roth e Charlotte Gainsbourg como protagonistas. Alice e Neil Bennett são o coração de uma família inglesa rica, em férias em Acapulco com os jovens Colin e Alexa, até que uma emergência interrompe a viagem. Quando a ordem familiar é perturbada, surgem tensões inesperadas. Filme da competição oficial no 78.º Festival de Veneza.”
A Odisseia de Ryuko
Em 1937, durante a ocupação japonesa da Manchúria, Ryuko, uma jovem de família nobre, recebe a notícia de que foi escolhida
Convidamos para a experiência que este filme proporciona, na nossa companhia. Confira no site do Screenings Funchal e fique com a antevisão.
António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Eva Ângelo.