Procurar
Close this search box.

Poética da violência

O Alto Comissário da República e funcionário do governo francês no Tahiti é descrito como calculista e educado. Adota a perspetiva da população local em eventos oficiais e em estabelecimentos subterrâneos, reconhecendo que a raiva pode surgir a qualquer momento. Enquanto isso, há um rumor constante de que um submarino fantasmagórico foi avistado, sugerindo que os testes nucleares franceses podem ser retomados.

Pacifiction (2022) representa uma mudança significativa e surpreendente em vários aspetos do trabalho de Albert Serra. Diferentemente das suas produções anteriores, este é um filme contemporâneo, não ambientado em uma época passada.

Fantasia musical

2069. Um rei sem coroa, no leito de morte, lembra uma canção antiga, as árvores, um pinhal ardido e um tempo em que ao desejo de ser bombeiro e livrar Portugal do flagelo dos incêndios se juntou com outro desejo.

O roteiro é original, em vez de ser uma adaptação literária, e conta, como protagonista, com Benoît Magimel, ator francês de renome, vencedor do prêmio César recentemente. A narrativa é mais clássica do que no seus filmes anteriores, alternando entre a crónica e o thriller político. Por fim, mas não menos importante, a trama se desenrola na ilha de Tahiti.

Albert Serra, nascido em Banyoles em 1975, é um artista e diretor catalão. Estudou filosofia e literatura, escreveu peças de teatro e produziu diferentes trabalhos em vídeo. Ganhou um reconhecimento internacional com o seu primeiro longa-metragem, Honor of the Knights (2006), uma adaptação livre de Don Quijote. Liberté (2019) é a recriação cinematográfica da sua peça do Volksbühne Berlim de 2018 com o mesmo nome.

“Profundo e cármico” – El Mundo

O filme apresenta uma narrativa clássica, mas com uma reviravolta surpreendente. Enquanto o enredo misterioso se desenrola, os espetadores são transportados para um mundo de intriga, mistério e tensão política. Com tudo isso, Pacifiction promete ser um filme emocionante e imperdível para os fãs de cinema em todo o mundo.

Pacifiction é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 7 e 8 de abril. O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Luzes, Câmara, Reflexão

Um grupo de jovens problemáticos do mesmo bairro é escolhido para ser o elenco principal de um filme durante o verão. Os bastidores da produção do filme, bem como os laços entre os jovens, as suas vivências pessoais e os desafios do realizador, são os elementos que guiam a história. 

Convidamos a assistir este trama com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Albert Serra.

DESTAQUES