FATUM no Concerto Monumental dos 50 anos do 25 de Abril de 1974

A autarquia do Funchal refere que "o espetáculo 50 anos do 25 de Abril apresenta, no Parque de Santa Catarina, um coro de 600 vozes. A grandeza desta união combina em diferentes notas musicais a harmonia com a força e a fraternidade, valores que se elevaram na defesa da liberdade, da igualdade e da prosperidade de um novo futuro".
Os FATUM integram as comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, cuja programação foi apresentada a 25 de março de 2024, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal.

No dia 24 de abril, a partir das 21:00, o Parque de Santa Catarina será palco do Concerto Monumental dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 inserido na Comemoração do 50.º Aniversário do 25 de Abril, eventos organizados pela Câmara Municipal do Funchal e pelo Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF).

O concerto decorrerá na noite de 24 para 25 de abril, simbolicamente relembrando a esperada madrugada que deu início à Revolução dos Cravos. As atuações dos grupos, artistas, bandas e coros estarão divididas por vários palcos.

No palco 2, pelas 21:21, será a atuação do grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, FATUM, que pela voz de Carlos Diogo interpretará a canção “Menina dos olhos tristes”, de 1963 e da autoria de Reginaldo Ferreira e Zeca Afonso.

O “Fado do Hilário” para assinalar o Dia Nacional do Estudante

Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, apresentam um novo videoclipe com a canção “Fado Hilário”, gravado em Bruxelas, para assinalar o Dia Nacional do Estudante. Augusto Hilário da Costa Alves (1864-1896) foi um dos mais conhecidos poetas e intérpretes de Coimbra, sendo da sua autoria o

O grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, FATUM, conta já 14 anos e tem trazido ao público madeirense, e não só, a musicalidade tradicionalmente académica dos fados de Coimbra interpretados por estudantes ou antigos estudantes. O grupo, que tem realizado várias atuações, em Portugal e no estrangeiro, já editou três álbuns: Fatum (2014), Fado de Coimbra (2019) e Tributo (2022). As milhares visualizações dos seus videoclipes nas redes sociais são uma prova do seu sucesso.

Os FATUM são presença constante nos Saraus de Fado realizados todos os meses no Colégio dos Jesuítas do Funchal, projeto cultural da iniciativa da ACADÉMICA DA MADEIRA. A participação dos FATUM no Concerto Monumental dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 é mais uma das iniciativas da FATUM nos eventos que vão assinalar o 50.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 e que representam também um tributo à importância das lutas estudantis no passado.

Timóteo Ferreira
ET AL.
Com fotografia de Henrique Santos