
O “25 DE ABRIL” NA MADEIRA apresentado em Lisboa e no Porto
A IMPRENSA ACADÉMICA apresenta, no Porto e em Lisboa, a obra O 25 DE ABRIL NA MADEIRA: TENSÕES SOCIAIS E POLÍTICAS EM 1974-75, À LUZ DA IMPRENSA REGIONAL, de Lino Bernardo Calaça Martins.
A IMPRENSA ACADÉMICA apresenta, no Porto e em Lisboa, a obra O 25 DE ABRIL NA MADEIRA: TENSÕES SOCIAIS E POLÍTICAS EM 1974-75, À LUZ DA IMPRENSA REGIONAL, de Lino Bernardo Calaça Martins.
A obra de Bernardo Martins, publicada pela editora da ACADÉMICA DA MADEIRA, será apresentado terça-feira, às 18:00, na Livraria Flâneur, no Porto, e no dia 21, às 19:00, no Hotel PortoBay Liberdade, em Lisboa. A jornalista Ana Cristina Pereira, do Público, deu destaque ao trabalho do investigador madeirense.
HISTÓRIA DE VIDA DO COMENDADOR RUI NEPOMUCENO, de Alexandra Nepomuceno, é o novo lançamento da IMPRENSA ACADÉMICA no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da ACADÉMICA. Uma homenagem a uma influente figura da história recente da Madeira, a decorrer no Palácio de São Lourenço, no dia 11 de julho.
A IMPRENSA ACADÉMICA lança uma obra biográfica sobre Rui Firmino Faria Nepomuceno, HISTÓRIA DE VIDA DO COMENDADOR RUI NEPOMUCENO, de Alexandra Nepomuceno. Uma homenagem a uma figura de proa da história moderna da Madeira e recentemente falecida.
Baseada na tese de doutoramento de Bernardo Martins, defendida na Universidade da Madeira, esta é uma análise dos acontecimentos de uma época que mudou o rumo da história, à luz da imprensa regional. “Finalmente, vem a lume uma monografia histórica sobre o 25 de Abril na Madeira”, refere Nelson Veríssimo, historiador.
Mensalmente, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira. Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, escreveu em abril sobre as celebrações dos 50 anos do “25 de Abril de 1974”.
A 25 de abril, Dia da Liberdade, foi promovida uma marcha e festa populares comemorativas dos 50 anos desde o “25 de Abril de 1974”.
O grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, os FATUM, estiveram presentes no grande evento de Comemoração que a autarquia do Funchal organizou no Parque de Santa Catarina.
O dia 25 de Abril é conhecido como o Dia da Liberdade, em comemoração à Revolução dos Cravos que se deu em 1974. Foi um evento histórico que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano, e abriu caminho para a democracia em Portugal.
A autarquia do Funchal refere que “o espetáculo 50 anos do 25 de Abril apresenta, no Parque de Santa Catarina, um coro de 600 vozes. A grandeza desta união combina em diferentes notas musicais a harmonia com a força e a fraternidade, valores que se elevaram na defesa da liberdade, da igualdade e da prosperidade de um novo futuro”.