Procurar
Close this search box.

Importância do 25 de Abril

O dia 25 de Abril é conhecido como o Dia da Liberdade, em comemoração à Revolução dos Cravos que se deu em 1974. Foi um evento histórico que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano, e abriu caminho para a democracia em Portugal.

A Revolução dos Cravos foi um golpe militar que começou na madrugada de 25 de abril de 1974, liderado pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), composto por militares descontentes com o regime ditatorial. O movimento foi pacífico e contou com o apoio do povo português, que saiu às ruas para comemorar a queda do regime.

Após a Revolução dos Cravos, Portugal iniciou um processo de transição para a democracia, com a realização de eleições livres e a elaboração de uma nova Constituição. A Revolução dos Cravos é considerada um marco histórico importante para Portugal e para a Europa, e é celebrada até hoje como um símbolo da luta pela liberdade e pela democracia.

Teresa Vieira dá vida uma fábula para crianças

Teresa Vieira ilustradora de várias obras lançadas pela IMPRENSA ACADÉMICA e pela CADMUS volta a encantar com o seu trabalho Numa nova colaboração com a escritora Andreia Baptista apresenta nos AI SE EU FOSSE ZEUS 8230 um dos lançamentos da CADMUS para Feira do Livro do Funchal

Embora a Revolução dos Cravos continue sendo um marco histórico importante em Portugal, é possível que algumas pessoas tenham esquecido ou desconheçam os detalhes da revolução, especialmente entre as gerações mais jovens que não viveram sob o regime ditatorial. No entanto, isso não significa que a Revolução dos Cravos não seja valorizada ou comemorada pelos portugueses.

De facto, o dia 25 de abril é celebrado todos os anos em Portugal com diversas atividades, como desfiles, cerimónias, discursos, espetáculos e exposições. Além disso, muitas escolas e instituições promovem atividades educativas para ensinar a história e importância da Revolução dos Cravos e os seus impactos na sociedade portuguesa.

Portanto, embora possa haver alguma ignorância ou esquecimento sobre a Revolução dos Cravos em algumas pessoas, a data continua sendo reconhecida e comemorada como um marco histórico e cultural importante em Portugal.

Tomás Santos de Pontes
ET AL.
Com fotografia de

DESTAQUES