A Diva dos pés nus

A “diva dos pés descalços”, a icónica Cesária Évora num documentário que mostra imagens nunca vistas e oferece uma visão nunca antes explorada sobre a vida da cantora cabo-verdiana que, apesar de não corresponder ao modelo normal de sucesso, foi capaz de superar todas as condições que normalmente a afastariam da ribalta.

Artista com raízes africanas, com fama de bêbada, prostituta e bruxa, que vive na miséria e dela é esperado que assim continue. Na sua voz, porém, ela é capaz de fazer chegar os seus sentimentos aos outros.

Esta é a história de uma mulher negra, africana, com mais de cinquenta anos e vinda de um contexto pobre, cujo único sonho era ser livre.

Canta com a alma, e com a alma ela consegue chegar aos quatro cantos do globo. De Hong Kong às Américas, ela leva consigo o sentimento de África e, com ele, infeta todos que a ouvem e fá-los apaixonarem-se pela sua voz.

Ana Sofia Fonseca, a realizadora, é escritora, jornalista e uma reconhecida contadora de histórias. Licenciada em Comunicação Social e Cultural, colaborou com a Grande Reportagem, com o Expresso, com o Público e com a revista Egoísta. Publicou o retrato Raízes, através da Fundação Francisco Manuel dos Santos, e realizou Os Dias Contados, documentário que agora estreia nos Encontros da Fundação.

CESÁRIA ÉVORA é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 16 e 17 de dezembro. O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Os pés descalços são a marca de Cesária Évora. Apresentava-se assim para poder sentir as vibrações, as emoções, o lugar onde se encontrava e ligar-se à terra, para poder cantar com a alma.

Nem tudo, porém, é o que parece. Ela ganhou muitos prémios e esteve em patamares que poucos conseguiram. Mas a que custo?

É uma questão que lhe deixamos e convida-lo a ver este documentário, na nossa companhia. Confira no site do Screenings Funchal e fique com a antevisão.

Alexandre Freitas
ET AL.
Com fotograma da película CESÁRIA ÉVORA.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS