Procurar
Close this search box.

Fantasia musical

2069. Um rei sem coroa, no leito de morte, lembra uma canção antiga, as árvores, um pinhal ardido e um tempo em que ao desejo de ser bombeiro e livrar Portugal do flagelo dos incêndios se juntou com outro desejo.

Com o protagonista a cantar Uma Árvore Um Amigo de Carlos Paião começa a história de Fogo-fátuo (2022), uma fantasia musical homoerótica de João Pedro Rodrigues, com vários nomes de peso do cinema português, como Joel Branco, Margarida Vila-Nova, Ana Bustorff ou Anabela Moreira.

A comédia (trágica) da vida: O SOL DO FUTURO

Em registos diversos, que vão do drama familiar à comédia social, passando pelo musical, o mestre italiano Nanni Moretti sobrepõe camadas narrativas – a sua vida, o filme que faz e aquele que planeia –, numa histriónica tapeçaria fílmica que se debruça sobre a passagem do tempo, acusando reminiscências Fellinianas

Moribundo, Alfredo lembra o tempo de príncipe em que conhece Afonso. Apesar das diferentes origens e cores de pele, encontram-se, socorrem-se e o léxico do abuso fica farrusco de desejo. Mas a exposição pública e as suas expectativas interpõem-se e Alfredo abraça um outro estado de prontidão para uma realidade improvável.

Nascido em Lisboa, em 1966, João Pedro Rodrigues frequentou Biologia na Universidade de Lisboa por amor às Aves. A experiência inspiraria o filme O Ornitólogo (2016). Formado em Cinema, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, começou com Parabéns! (1997), curta que logo arrecadou o Leão de Prata no 54.º Festival de Veneza. Vários filmes seus foram distinguidos em Cannes, Veneza, Locarno, Toronto e Berlim e integram acervos de cinematecas e museus de todo o mundo.

Fogo-fátuo, um dos cinco finalistas do LUX – Prémio Europeu do Público, em 2022, é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria dos Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 10 e 11 de março.

“Uma hora e sete minutos de alegria”, Le Monde

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Convidamos para a experiência que este filme proporciona, na nossa companhia. Confira no site do Screenings Funchal e fique com a antevisão.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotograma da película de João Pedro Rodrigues.

DESTAQUES