Procurar
Close this search box.

Despedir-se da guerra

Vamos seguir Manuel, ex-combatente da nossa guerra colonial, atormentado pelo seu passado. Iremos com ele até ao fundo dos lugares físicos que o obcecam, desde os quartéis da formação, até ao abismo da sua memória. A guerra e a paixão juntas, numa batalha que pergunta, ou grita, as imemoriais dúvidas existenciais.

No longa-metragem GUERRA (2020), abraçamos o personagem Manuel através dos seus solitárias monólogos, do conto de histórias ao espelho, transparecendo toda a solidão das memórias da guerra. Já magro, desfeito pela idade (fruto da guerra), careca, quase sem dentes, acompanhamos lentamente a despedida de Manuel e as suas vívidas recordações.

Homem de Luz

“Antes não havia nada, depois fiat lux.” A evocação da luz, que foi a matéria-prima da obra do Homem de Luz durante a sua vida no cinema, leva-o a novas reflexões sobre a sua natureza misteriosa numa peregrinação que entrelaça memórias pessoais com interrogações metafísicas até aos confins do Cosmos.

José Oliveira, realizador e professor de cinema, fundou o Lucky Star Cineclube de Braga e leciona as cadeiras de História do Cinema e de Realização na Cascais School of Arts & Design. As suas últimas obras cinematográficas foram: Longe (2016) e Os Conselhos da Noite (2020).

Marta Ramos, também realizadora e argumentista do longa-metragem, nasceu em Lisboa, em 1984. É licenciada em arquitetura e, durante os últimos 10 anos, colaborou na produção, montagem e realização de filmes independentes. Sem Abrigo (2012) é uma das suas muitas obras-primas.

GUERRA, uma cooperação entre José Oliveira e Marta Ramos, ocupou-os nos últimos três anos.

“Estava a despedir-se da vida, estava a despedir-se da sua guerra. E que bela despedida, esta” – Paulo Faria

GUERRA é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 17 e 18 de março.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Uma busca pelo conhecimento e pelo amor

Não há ciência, nem progresso no conhecimento, sem amor, sem paixão, sem identificação, mesmo quando se trata de um tema aparentemente desprovido de vida, como a evolução de uma vertente ou a génese de um aguaceiro. Pode-se, talvez, aplicar rotineiramente uma técnica com pura objectividade, não se pode com certeza,

Convidamos-vos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de José Oliveira e Marta Ramos.

DESTAQUES