No longa-metragem GUERRA (2020), abraçamos o personagem Manuel através dos seus solitárias monólogos, do conto de histórias ao espelho, transparecendo toda a solidão das memórias da guerra. Já magro, desfeito pela idade (fruto da guerra), careca, quase sem dentes, acompanhamos lentamente a despedida de Manuel e as suas vívidas recordações.
O propósito de Israel
“Y., um cineasta israelita na casa dos 40, viaja para uma aldeia remota, em pleno deserto, para apresentar o seu mais recente filme. Lá, conhece Yahalom, uma funcionária do Ministério
Uma realidade até quando?
Mantas Kvedaravičius regressou à Ucrânia em 2022, mais precisamente a Mariupol, onde se encontra o epicentro da guerra, para estar junto
José Oliveira, realizador e professor de cinema, fundou o Lucky Star Cineclube de Braga e leciona as cadeiras de História do Cinema e de Realização na Cascais School of Arts & Design. As suas últimas obras cinematográficas foram: Longe (2016) e Os Conselhos da Noite (2020).
Marta Ramos, também realizadora e argumentista do longa-metragem, nasceu em Lisboa, em 1984. É licenciada em arquitetura e, durante os últimos 10 anos, colaborou na produção, montagem e realização de filmes independentes. Sem Abrigo (2012) é uma das suas muitas obras-primas.
GUERRA, uma cooperação entre José Oliveira e Marta Ramos, ocupou-os nos últimos três anos.
“Estava a despedir-se da vida, estava a despedir-se da sua guerra. E que bela despedida, esta” – Paulo Faria
GUERRA é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 17 e 18 de março.
O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.
Um mundo em chamas, discretamente
Manohla Dargis, no The New York Times, intitulou o seu artigo crítico sobre Azor como “um mundo em chamas, discretamente”. Dargis escreveu que a película é um “choque discreto ambientado
LÁ EM CIMA é a sugestão do Screenings Funchal para o fim-de-semana
Um realizador e a filha, que não vê há vários anos, visitam um edifício que pertence a uma designer de interiores.
Convidamos-vos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.
António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de José Oliveira e Marta Ramos.