Procurar
Close this search box.

Alice, Juliana, Maria, Tomás, Bernardo e Pedro encheram a UMa de orgulho

Terminou o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Basquetebol 3x3, organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA e pela Associação de Basquetebol da Madeira (ABM). O CNU foi realizado no Funchal, na Praça do Povo, envolvendo mais de uma centena de atletas de várias instituições de Ensino Superior.
Tomás Martins Dias, na foto, Bernardo Ferreira e Pedro Martins foram os representantes da ACADÉMICA DA MADEIRA nos Campeonatos Nacionais Universitários, de Basquetebol 3x3, em 2023, realizado na Praça do Povo (Funchal).

A competição masculina consagrou o Politécnico do Porto e a competição feminina a Associação Académica da Universidade do Minho na competição que atraiu mais de cem atletas de todo o país, muitos fãs da modalidade e vários curiosos que passavam pela Praça do Povo, no Funchal. A equipa masculina do Politécnico do Porto, jogando contra o Minho, venceu por 17×15. Nos femininos, a equipa minhota venceu, por uma bola, a equipa da Universidade do Porto (10×9).

A ACADÉMICA DA MADEIRA foi representada por duas equipas. Nos femininos, Maria Lopes, Alice Martins e Juliana Freitas formaram a equipa madeirense, enquanto que Tomás Martins Dias, Bernardo Ferreira e Pedro Martins integraram o coletivo masculino da ACADÉMICA DA MADEIRA.

A equipa feminina foi eliminada no primeiro dia de competição, sendo vencida, com margens muito curtas, pela Universidade do Porto (13×11), Associação Académica da Universidade da Beira Interior (5×4) e Associação Académica da Universidade de Aveiro (7×5).

Os jogadores da ACADÉMICA DA MADEIRA avançaram para o segundo dia de competição, com vitórias, na segunda-feira, frente à Universidade Nova de Lisboa (15×13) e à Associação Académica da Universidade do Minho (21×19). No terceiro jogo da fase de grupos, os madeirenses perderam, por uma bola, para a equipa da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (22×21). No segundo dia, nos quartos de final, a ACADÉMICA DA MADEIRA acabou vencida pela Associação Académica da Universidade de Aveiro, por 14×12.

Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, destacou o “esforço de ambas as equipas”, numa participação inédita nos CNU, que empolgou os estudantes da Universidade da Madeira presentes na Praça do Povo.

“Estamos a ir mais além e a envolver a todos neste nosso universo do desporto universitário” – Ricardo Nora

De acordo com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), 15 equipas masculinas e 15 equipas femininas marcaram presença no Funchal. A Associação Académica de Coimbra, a Associação Académica da Universidade de Aveiro, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior, a Associação Académica da Universidade da Madeira, a Associação Académica da Universidade do Minho, a Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, a AEISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, a Universidade Nova de Lisboa, o Politécnico do Porto, a Universidade do Porto, a Associação de Estudantes da Universidade da Maia e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo foram as instituições envolvidas no certame.

De acordo com o Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, Ricardo Freitas Bonifácio, a estrutura associativa que lidera “tem trabalhado para que a prática desportiva integre o quotidiano dos estudantes, acreditando que é fundamental para a sua saúde física e mental”. O líder estudantil reforçou a importância dessas iniciativas para Universidade e para região, enaltecendo “o empenho da FADU em realizar a competição no Funchal”.

ACADÉMICA DA MADEIRA participou no CNU de voleibol de praia

A Praia da Rocha, no Algarve, foi o palco do Campeonato Nacional Universitário de voleibol de praia durante os dias 15 e 16 de maio. Foi a quarta participação em competição nacional universitária da ACADÉMICA DA MADEIRA em 2023, depois de alguns anos sem integrar as provas universitárias em tantas

Ricardo Nora, Presidente da FADU, destacou a importância para Federação “que as suas competições e organizações de eventos, sejam desportivos ou de caráter mais institucional, sejam levados a várias academias, instituições de ensino superior e regiões do País”.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES