“Saudades de Coimbra”, “Canção das Lágrimas”, “Coimbra menina e moça”, “Fado Hilário” foram alguns dos temas que os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, interpretaram na sala da antiga Capela de Nossa Senhora de Belém, no Colégio dos Jesuítas no Funchal.

Os FATUM começam um ano de desafios pela Europa
Em 2023, registaram-se mais de três mil espectadores nos saraus do Colégio dos Jesuítas do Funchal. Na sexta-feira, 12 de janeiro, às 21:00, regressa o Sarau de Fados de Coimbra com os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA. Em 2024, os FATUM têm previstas mais de três dezenas de atuações, incluindo em várias cidades da Europa.

450 anos da fundação do Colégio dos Jesuítas do Funchal
Fundado há 450 anos pelo rei D. Sebastião, o colégio, a igreja e o seu edifício fazem parte integrante do quotidiano
Entre centenas de convidados, Peter Stein, de Inglaterra, referiu que há quatro anos visita a Madeira pelo menos três meses por ano, confessando adorar a cultura portuguesa. Surpreendido com o espetáculo e parafraseando o famoso verso da balada de despedida apresentada em 1989, “fica a esperança de um dia aqui voltar”.
Os FATUM atuam mensalmente no Colégio dos Jesuítas do Funchal
Foi uma noite especial, com a conjugação de música, de história e de cultura no Colégio dos Jesuítas, acompanhado de vinhos Madeira da Casa Blandy e de chocolates madeirenses, tudo junto com temas que os FATUM apresentaram e deixaram os espetadores surpreendidos. Fica a promessa de novo espetáculo no dia 31 de março.
Tomás Santos de Pontes
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.