Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Depois das atuações no Reino Unido, os FATUM regressam ao Colégio dos Jesuítas do Funchal

Depois das atuações no Reino Unido, os FATUM regressam ao Colégio dos Jesuítas do Funchal

O grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA regressa ao Colégio dos Jesuítas do Funchal para a habitual atuação quinzenal. Vários voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA participam na preparação do evento que também pretende contribuir como mais uma ferramenta de apoio à saúde mental dos estudantes.
Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, no sarau de 12 de janeiro de 2024, na Sala dos Atos Pe. Leão Henriques, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

O Centro Scalabrini, um dos principais locais de realização de evento da comunidades portuguesa de Londres, recebeu os FATUM no início de fevereiro. O momento musical promovido pelo grupo incluiu canções tornadas famosas pelos madeirenses Edmundo de Bettencourt e Maximiano de Sousa (Max).

Depois da sua passagem pelo Reino Unido, os FATUM regressam ao Colégio dos Jesuítas do Funchal, continuando a sua temporada de 2024. Até dezembro deste ano, está prevista a realização de mais de vinte espetáculos gratuitos.

Sarau de Fados dos FATUM anuncia noite memorável em maio

Na próxima sexta-feira, dia 26 de maio, às 21:00, os FATUM, um conjunto de artistas da ACADÉMICA DA MADEIRA dedicados ao fado, irão realizar um espetáculo no Colégio dos Jesuítas do Funchal. Espera-se que o evento atraia uma grande audiência. Como é habitual, a entrada será gratuita.

Para a ACADÉMICA DA MADEIRA, a realização de eventos musicais, acessíveis ao estudante, é também uma forma de reforçar esta componente para formação da comunidade académica, além de que a “música pode ser uma ferramenta poderosa para apoiar e melhorar a saúde mental” através da redução do stress, do processamento emocional, da memória e aprendizagem, da autoexpressão, da partilha de experiências e da interação social.

Beatriz Luís, Maria Beatriz Ricardo, Jéssica Pedro, Mafalda Brasão, Diogo Freitas, Carlos Abreu, Carlos Diogo Pereira, David Freitas, Gonçalo Direito e João Freitas compõe o elenco de fadistas atuais do grupo. Vale recordar que o grupo, que abandonou a limitação habitual de género, está aberto a qualquer estudante ou antigo estudante universitário, de qualquer Instituição, que queira partilhar o gosto pela cultura e pela tradição da Canção de Coimbra.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Henrique Santos.

Palavras-chave