Concurso de Leitura chega ao Ensino Superior

Concurso de Leitura chega ao Ensino Superior

O Plano Nacional de Leitura promove até ao dia 5 de junho o "Concurso de Leitura - Ensino Superior" que visa promover a leitura nos estudantes do Ensino Superior
James Bold

O Plano Nacional de Leitura lançou, no dia 15 de abril, o Concurso de Leitura – Ensino Superior que pretende promover a leitura nos estudantes do Ensino Superior. Para concorrer, basta enviar um texto até ao dia 5 de junho, com um pequeno ensaio ou reflexão sobre um livro à escolha.

Como indica na sua página, “o Plano Nacional de Leitura (PNL) tem por missão desenvolver uma política pública de leitura destinada a aumentar os hábitos leitores da população portuguesa e a melhoria das competências de literacia”.

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Fay Weldon, em 1984, publicou Letters to Alice: on First Reading Jane Austen, um volume pequenino, constituído pela correspondência com a sua sobrinha punk de cabelos verdes, que tinha demonstrado

“Com o Concurso de Leitura – Ensino Superior, o PNL pretende promover o gosto pela leitura e pela exploração intelectual, a par do desenvolvimento de um quadro mental de aprendizagem ao longo da vida, bem como aumentar o nível de competência de literacia da informação e pensamento crítico entre os estudantes do Ensino Superior.

Segundo o regulamento do concurso, os textos originais deverão ter no máximo de quatro páginas, e estar regidos com tipo de letra Arial 12, não negrito, e com alinhamento à esquerda e espaçamento 1,5. Quanto ao seu conteúdo, poderão os textos poderão ter como propósito convencer outros leitores a lerem o livro ou apresentar uma reflexão crítica e pessoal sobre o mesmo, ser uma recriação, ou ser inspirado pela leitura do livro.

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Em junho, Álvaro Curia e Ludgero Cardoso, do Literacidades, estiveram na Madeira para participar de uma visita cultural do programa HERANÇA MADEIRENSE, da ACADÉMICA DA MADEIRA. Os dois influenciadores foram entrevistados pela ET AL.

Os textos serão avaliados por um painel de jurados que, entre outros aspetos, avaliará a criatividade do texto, a sua relevância e inovação na abordagem, e o rigor, coesão, clareza e correção linguística.

São aceites participações a título individual ou em pares, e os participantes podem procurar apoio ou aconselhamento junto de professores, bibliotecários, investigadores ou outros elementos das Bibliotecas, dos Departamentos, dos Institutos, dos Centros de Investigação e de outras estruturas da instituição onde estudam.

É ainda necessário que os estudantes façam o seu registo no Portal do PNL2027, podendo depois efetuar a candidatura preenchendo o formulário disponível.

Gonçalo Nuno Martins
ET AL.
Com fotografia de James Bold.