Concurso de Leitura chega ao Ensino Superior

O Plano Nacional de Leitura promove até ao dia 5 de junho o "Concurso de Leitura - Ensino Superior" que visa promover a leitura nos estudantes do Ensino Superior
James Bold

O Plano Nacional de Leitura lançou, no dia 15 de abril, o Concurso de Leitura – Ensino Superior que pretende promover a leitura nos estudantes do Ensino Superior. Para concorrer, basta enviar um texto até ao dia 5 de junho, com um pequeno ensaio ou reflexão sobre um livro à escolha.

Como indica na sua página, “o Plano Nacional de Leitura (PNL) tem por missão desenvolver uma política pública de leitura destinada a aumentar os hábitos leitores da população portuguesa e a melhoria das competências de literacia”.

“Com o Concurso de Leitura – Ensino Superior, o PNL pretende promover o gosto pela leitura e pela exploração intelectual, a par do desenvolvimento de um quadro mental de aprendizagem ao longo da vida, bem como aumentar o nível de competência de literacia da informação e pensamento crítico entre os estudantes do Ensino Superior.

Segundo o regulamento do concurso, os textos originais deverão ter no máximo de quatro páginas, e estar regidos com tipo de letra Arial 12, não negrito, e com alinhamento à esquerda e espaçamento 1,5. Quanto ao seu conteúdo, poderão os textos poderão ter como propósito convencer outros leitores a lerem o livro ou apresentar uma reflexão crítica e pessoal sobre o mesmo, ser uma recriação, ou ser inspirado pela leitura do livro.

Os textos serão avaliados por um painel de jurados que, entre outros aspetos, avaliará a criatividade do texto, a sua relevância e inovação na abordagem, e o rigor, coesão, clareza e correção linguística.

São aceites participações a título individual ou em pares, e os participantes podem procurar apoio ou aconselhamento junto de professores, bibliotecários, investigadores ou outros elementos das Bibliotecas, dos Departamentos, dos Institutos, dos Centros de Investigação e de outras estruturas da instituição onde estudam.

É ainda necessário que os estudantes façam o seu registo no Portal do PNL2027, podendo depois efetuar a candidatura preenchendo o formulário disponível.

Gonçalo Nuno Martins
ET AL.
Com fotografia de James Bold.