Procurar
Close this search box.

Festival literário no Arquivo e Biblioteca da Madeira

O FALEMOS - Festival do Livro e da Leitura da Madeira, aconteceu nos dias 20 a 22 de abril. Escritores, jornalistas, investigadores, artistas, dinamizaram diferentes momentos para públicos diversos, com diferentes idades.

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura recebeu, no Arquivo e Biblioteca da Madeira, o FALEMOS – Festival do Livro e da Leitura da Madeira, uma festa à língua e à literatura portuguesa, que contou com a presença da Imprensa Académica e da Cadmus, as editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA.

Os livros são como as casas

Fay Weldon, em 1984, publicou Letters to Alice: on First Reading Jane Austen, um volume pequenino, constituído pela correspondência com a sua sobrinha punk de cabelos verdes, que tinha demonstrado uma especial rebeldia em relação à leitura de Jane Austen. Fay Weldon é ela própria devedora do “wit” de Austen

Quem ouve a Antena 2 ou vê o espaço infantil Zig Zag, na RTP2, deve estar familiarizado com as iniciativas “Palavras de bolso” e “Pequenas Histórias de Grandes Músicos” destinadas aos mais pequenos. Ana Isabel Gonçalves e Paula Pina, as autoras destes espaços estarão com Ana Cristina Pereira e Berta Helena, Jorge Serafim, Catarina Claro, Leda Pestana e outras personalidades neste festival.

No primeiro dia, o programa foi orientado para os mais jovens, começando pela abertura da exposição A literatura feminina e a censura no Estado Novo no átrio do Arquivo. A ilustradora Joana Estrela teve um encontro pelas 10:00 com estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, pelas 14.00, com jovens do 3.º Ciclo, para a oficina de BD autobiográfica. O Apanha-Palavras, sessão de histórias para bebés, é às 18:00.

Três dias de atividades, para todas as idades

A 21 de abril decorreram várias atividades sobre diferentes temáticas, especialmente painéis de discussão com os diversos convidados do FALEMOS, desde a 09.00. Às 18.00, Jorge Serafim reavivou serões de outros tempos com uma Sessão de Histórias.

No dia 22, Catarina Claro contou Histórias para famílias, a partir das 11.00. Pelas 14.00, decorreram três oficinas de trabalho destinadas a um público a partir dos 16 anos, dinamizadas por Jorge Serafim, Marcela Costa e Dina Vasconcelos. Consulte aqui o programa.

Regresso ao horário normal da biblioteca para breve

A biblioteca da Universidade da Madeira (UMa) funcionava de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 19:00, durante o período letivo, sem pausas para o almoço. Aos sábado, até às 13:00. O subfinanciamento das Universidades portuguesas atinge os serviços básicos, limitando a capacidade de contratação e os recursos humanos disponíveis. Desde

O FALEMOS foi público e a participação gratuita, porém a inscrição prévia foi necessária em algumas iniciativas, como as oficinas de trabalho e sessões para bebés e famílias, devido a limitação de lugares. Ao longo de três dias, dezenas de adultos e crianças passaram pelo festival.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Luisa Brimble.

DESTAQUES