Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Regresso ao horário normal da biblioteca para breve

Regresso ao horário normal da biblioteca para breve

Este artigo tem mais de 1 ano

A biblioteca da Universidade da Madeira (UMa) funcionava de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 19:00, durante o período letivo, sem pausas para o almoço. Aos sábado, até às 13:00. O subfinanciamento das Universidades portuguesas atinge os serviços básicos, limitando a capacidade de contratação e os recursos humanos disponíveis.

Desde setembro, a biblioteca da UMa tem encerrado durante os dias úteis, às 17:30, ao contrário do normal fecho às 19:00, durante o período letivo. Outra alteração foi a interrupção para o almoço. O motivo, de acordo com a informação remetida pela universidade, é a ausência temporária de dois funcionários da Sala de Leitura.

O Orçamento do Estado para 2022 “não constituí alternativa ou resolução” para o problema de subfinanciamento da UMa.

Em resposta à ET AL., a UMa indica que irá realizar a substituição, ainda sem prever uma data para o regresso à normalidade. A biblioteca prepara, para breve, o regresso para o horário normal.

Questionada sobre o número de utentes afetados pela diminuição do horário de atendimento, a UMa indica que apenas possui os “registos numéricos do movimento dos empréstimos e devoluções”, mas refere que tem conhecimento da “insatisfação dos utilizadores”.

As Instituições de Ensino Superior têm enfrentado sucessivos constrangimentos orçamentais. Em maio, o Administrador da UMa referia que “o Orçamento de Estado não paga a totalidade dos recursos humanos na Universidade da Madeira, assumindo apenas 79% desse encargo”. Para 2022, como referiu o dirigente, o proposto aumento de mais 1,88% “não constituí alternativa ou resolução a esta matéria do subfinanciamento”.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

Palavras-chave