Seminário “Sucesso Académico e prevenção do abandono escolar”

O Seminário “Sucesso académico e prevenção do abandono escolar”, acontece no dia 28 de outubro, das 14:30 às 16:45, na Universidade do Minho, no Campus de Gualtar.

A sessão de abertura contará com a intervenção do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira.

O seminário conta, de acordo com a informação avançada pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior, com a apresentação dos projetos de predição do abandono e insucesso com Inteligência Artificial.

Da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) será apresentada a Tutoria assistida por inteligência artificial (EDU.IA). O Gabinete de Pedro Teixeira refere que o EDU.IA “pretende utilizar o histórico de cerca de 15 anos de dados detalhados de alunos, de cursos, de serviço docente e de investigação, no sentido de criar modelos de inteligência artificial preditiva e os elementos aplicacionais necessários, para prestar informação preditiva que contribua para o aumento do sucesso escolar e redução do abandono escolar, intervindo proativamente junto de estudantes, coordenadores e arquitetos da oferta educativa”.

Sucesso académico e prevenção do abandono escolar em discussão.

O projecto Análise preditiva para promoção do sucesso do Estudante e combate ao abandono escolar (CDAP@UP), da Universidade do Porto (UP), será o segundo projeto em painel. “A operação propõe desenvolver um modelo e implementar em ambiente real um protótipo de análise preditiva que analisará bases de dados com informação sócio-demográfica e de desempenho académico dos estudantes em anos anteriores”.

Por fim, o Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (OPAS), finaliza o grupo de projetos. Essa estrutura “pretende ser um sistema de alerta que permita a monitorização de sinalização das situações de risco. Para além da sinalização, está previsto o acionamento de medidas tendentes a evitar o abandono e a redução do insucesso”.

Seminário acontece a 28 de outubro, das 14:30 às 16:45, na Universidade do Minho.

Após o painel, segue-se uma discussão sobre os projetos apresentados, a apresentação de projetos e boas práticas em mentoria e tutoria e apresentação do edital de financiamento a projetos de promoção do sucesso do Estudante e combate ao abandono escolar.

A sessão de encerramento conta com a intervenção da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Elvira Fortunato.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia divulgada pelo Gabinete do Primeiro-Ministro de Portugal, com Elvira Fortunato, António Costa e Mariana Vieira da Silva, Ministra da Presidência, na cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento do PNAES, no dia 15 de setembro de 2022, na Academia das Ciências de Lisboa.