Procurar
Close this search box.

Seminário “Sucesso Académico e prevenção do abandono escolar”

O Seminário “Sucesso académico e prevenção do abandono escolar”, acontece no dia 28 de outubro, das 14:30 às 16:45, na Universidade do Minho, no Campus de Gualtar.

A sessão de abertura contará com a intervenção do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira.

O seminário conta, de acordo com a informação avançada pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior, com a apresentação dos projetos de predição do abandono e insucesso com Inteligência Artificial.

Da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) será apresentada a Tutoria assistida por inteligência artificial (EDU.IA). O Gabinete de Pedro Teixeira refere que o EDU.IA “pretende utilizar o histórico de cerca de 15 anos de dados detalhados de alunos, de cursos, de serviço docente e de investigação, no sentido de criar modelos de inteligência artificial preditiva e os elementos aplicacionais necessários, para prestar informação preditiva que contribua para o aumento do sucesso escolar e redução do abandono escolar, intervindo proativamente junto de estudantes, coordenadores e arquitetos da oferta educativa”.

Sucesso académico e prevenção do abandono escolar em discussão.

O projecto Análise preditiva para promoção do sucesso do Estudante e combate ao abandono escolar (CDAP@UP), da Universidade do Porto (UP), será o segundo projeto em painel. “A operação propõe desenvolver um modelo e implementar em ambiente real um protótipo de análise preditiva que analisará bases de dados com informação sócio-demográfica e de desempenho académico dos estudantes em anos anteriores”.

Por fim, o Observatório Permanente do Abandono e Promoção do Sucesso Escolar, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (OPAS), finaliza o grupo de projetos. Essa estrutura “pretende ser um sistema de alerta que permita a monitorização de sinalização das situações de risco. Para além da sinalização, está previsto o acionamento de medidas tendentes a evitar o abandono e a redução do insucesso”.

Seminário acontece a 28 de outubro, das 14:30 às 16:45, na Universidade do Minho.

Após o painel, segue-se uma discussão sobre os projetos apresentados, a apresentação de projetos e boas práticas em mentoria e tutoria e apresentação do edital de financiamento a projetos de promoção do sucesso do Estudante e combate ao abandono escolar.

A sessão de encerramento conta com a intervenção da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Elvira Fortunato.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia divulgada pelo Gabinete do Primeiro-Ministro de Portugal, com Elvira Fortunato, António Costa e Mariana Vieira da Silva, Ministra da Presidência, na cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento do PNAES, no dia 15 de setembro de 2022, na Academia das Ciências de Lisboa.

DESTAQUES