O filme, com produção entre Brasil, Argentina e Portugal, segue um casal de classe média, Laura e Israel, cujo casamento parece não estar nos melhores dias. De repente, um acontecimento surpreendente muda o rumo da história e passamos a acompar, separadamente, ambos os lados deste relacionamento.
Desterro teve a sua estreia internacional no prestigiado Festival de Roterdão, na Holanda, seguindo depois para o Festival do Rio, entre outros.
Maria Clara Escobar escreveu e dirigiu Desterro, a sua primeira ficção, selecionada para o Tiger Awards Competition no 49.º Festival Internacional de Cinema de Roterdão.
A cineasta conta também com Os dias com Ele, longa-metragem documentário premiada pelo Júri Oficial e o Júri Jovem no Festival de Tiradentes, outra grande festa do cinema brasileira.
Desterro é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 11 e 12 de novembro. O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.
O filme encoraja a audiência a prestar atenção em algo figurativo que diz mais sobre a natureza real da cena, do que a própria imagem apresentadas ao espetador. Desterro é um mistério, difícil e curioso. Fala sobre as questões de agora. Aquelas que até podemos exilar da nossa mente, mas que nos obrigam, mais tarde ou mais cedo, a refletir e a tomar uma posição que pode mudar o curso na nossa vida e da dos que nos rodeiam.
Uma longa metragem cheia de dúvidas, intriga e suspense; definitivamente um filme a não perder na nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.
Alexandre Franco Freitas
ET AL.
Com fotograma da película Desterro.