
Apenas 45 vagas para a 3.ª fase na UMa
Foram 68 os novos estudantes que entraram em 2.ª fase na UMa, elevando para 694 o número total de colocados, na instituição, atinja assim a taxa de ocupação de 93% das vagas disponibilizadas em 2024-2025.
Foram 68 os novos estudantes que entraram em 2.ª fase na UMa, elevando para 694 o número total de colocados, na instituição, atinja assim a taxa de ocupação de 93% das vagas disponibilizadas em 2024-2025.
Este ano letivo, 160 universitários madeirenses estão em a estudar ao abrigo do programa Erasmus+, distribuídos por vários países europeus.
Este ano, o feriado de 25 de Abril, quinta-feira, a ACADÉMICA DA MADEIRA organiza uma nova edição do Troféu do Reitor, na Quinta de São Roque.
Há um saudosismo que pode atingir quem passou pela Praxe. A Universidade da Madeira, ao contrário de outras instituições, apenas atravessou cinco décadas desde a sua fundação, no final do anos 80 do século passado. Esta juventude, que desvanece, também pode ajudar a fixar tradições que, mesmo assim, não são estanques. Em 2023, estarão os estudantes a perpetuar as tradições que foram plantadas na fundação da Academia madeirense? Como era a praxe nos primórdios da Instituição? A ET AL. conversou com dois antigos estudantes, figuras emblemáticas da nossa História.
Para assinalar as cerimónias que celebram o final do curso de mais de 400 estudantes no próximo sábado, 24 de junho, a ACADÉMICA DA MADEIRA tornou público os dados apurados pelo OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL, uma estrutura de estudo da ACADÉMICA DA MADEIRA. O Observatório inquiriu os estudantes finalistas da Universidade da Madeira (UMa) sobre as suas opiniões, o seu percurso académico, o curso e a Universidade, além das perspectivas e expetativas profissionais, académicas e pessoais. Entre os 409 estudantes finalistas da UMa, a taxa de resposta ao inquérito por questionário foi de 92%.
O UNIVERSITAS, parte da oferta de podcast da ACADÉMICA DA MADEIRA, contou com a participação de Teresa Carvalho no 7.° episódio desta temporada. Teresa Carvalho é enfermeira e encontrou na psicologia uma paixão, sendo uma voz reconhecida na prevenção e consciencialização do público para a violência doméstica e desafios sociais.
Karolina Baras é a diretora do mestrado em Engenharia Informática. Este curso de 2.º ciclo, a par do de Ensino de Educação Física, teve o maior número de graduados, vinte estudantes, na UMa, em 2020-2021.
A UMa apresenta “um programa de formação avançada no domínio dos estudos linguísticos aplicados à diversidade das sociedades e das culturas”. Naidea Nunes, docente da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa, diretora do curso, é a nossa entrevistada.
O UNIVERSITAS, parte da oferta de podcast da ACADÉMICA DA MADEIRA, contou com a presença de António Brazão no 5.º programa desta temporada. Médico formado em Coimbra, conta-nos as suas aventuras profissionais e pessoais em décadas de serviço público, agora num episódio com vídeo.
O UNIVERSITAS, o novo programa em podcast da ACADÉMICA DA MADEIRA, contou com a presença de José Luís Rodrigues para o seu 4.º programa.