José Luís Rodrigues no 4.º episódio do podcast UNIVERSITAS

O UNIVERSITAS, o novo programa em podcast da ACADÉMICA DA MADEIRA, contou com a presença de José Luís Rodrigues para o seu 4.º programa.
O padre José Luís Rodrigues foi o convidado do 4.º episódio do UNIVERSITAS.

No quarto episódio do UNIVERSITAS, Vera Duarte e João Tiago Camacho conversaram com o sacerdote José Luís Rodrigues, atual pároco de São Roque.

Com a questão introdutória “O que é acreditar?”, a entrevista abrange, numa perspetiva otimista, o futuro, salientando a importância do auto-reconhecimento da necessidade de exercer fé e esperança.

Furtos, roubos e agressões preocupam estudantes

São vários os episódios relatados pela comunidade académica nos últimos meses, num crescente sentimento de insegurança que motivou as autoridades universitárias a solicitar, ainda no verão de 2022, um reforço do policiamento que, pelos incidentes relatados, parece não ter surgido efeito desejado. Nem o interior do edifício escapou.

Praxe

O processo de integração dos recém-chegados, caloiros, no Ensino Superior é normalmente a primeira definição que surge quando se pensa em

LER MAIS...

Apesar de ter noção da imagem fragilizada da Igreja atualmente, frisa a inerente necessidade do Homem para o transcendente, reforçando o papel da religião Católica assente na sua verdadeira essência.

Do seu ponto de vista, acredita que serão 0s jovens, a geração atual, a real ferramenta de resolução dos problemas sociais e económicos, destacando a população sem-abrigo e o consumo crescente de substâncias ilícitas. Apela à individualidade e à inovação como mecanismos de reconstrução de um futuro melhor.

O episódio já está disponível.

O episódio teve a edição de áudio de Ismael Da Gama e Nuno Fernandes e a recolha de imagens de Pedro Pessoa. A apresentação ficou a cargo de Vera Duarte e João Tiago Camacho.

O UNIVERSITAS é um podcast mensal que estreou em novembro de 2022, com Carlos Abreu, engenheiro informático e antigo presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA.

Tiago Almeida
ET AL.

DESTAQUES