Troféu do Reitor celebra a liberdade

Este ano, o feriado de 25 de Abril, quinta-feira, a ACADÉMICA DA MADEIRA organiza uma nova edição do Troféu do Reitor, na Quinta de São Roque.
O TROFÉU DO REITOR tem várias edições ao longo do ano.

Estão abertas as inscrições para a 22.ª edição do Troféu do Reitor, que se realiza no feriado de dia 25 de abril, no Campus Universitário da Quinta de São Roque.

“Estamos à espera de bastante gente, pelo menos oito equipas” em competição, refere Diogo Câmara, responsável pela Secção de Desporto da ACADÉMICA DA MADEIRA, sublinhando que “estamos com grandes expetativas para esta edição”.

Como habitual, estão em disputa os troféus de melhor marcador, de melhor guarda redes, além das taças para as três equipas que chegarem ao pódio, em terceiro e segundo lugares e o Troféu do Reitor para a equipa campeã.

Desportivamente

Com o arranque do novo ano lectivo, regressam as actividades físicas que a Académica madeirense oferece aos seus associados e a toda a comunidade académica. Assim, o desporto universitário volta a proporcionar actividades lúdicas, de lazer e de recreação tentando aproveitar a diversidade de recursos que a nossa ilha da

A competição pode ser disputada por equipas que integrem membros das comunidades da UMa, do ISAL e da Superior de Enfermagem de São José de Cluny, incluindo estudantes, antigos estudantes, professores e funcionários, além de membros externos à comunidade académica. A organização indica que a constituição das equipas está descrita no regulamento do Troféu.

Diogo Câmara reforça a popularidade do Troféu do Reitor, que está além da competição desportiva, no convívio gerado. A afluência é tanta que “só  houve um único torneio cancelado nos últimos dois anos”, pois além de dezenas de atletas, há “muita gente a ver, entre amigos, colegas de curso e muitos outros”.

O valor da inscrição é de oito euros e os estudantes portadores de cartão académico têm 50% de desconto sobre esse valor. As inscrições são realizadas através da internet, na página do Troféu do Reitor e terminam no dia 22 de abril, às 23:59.

Desporto universitário, que futuro?

Os projectos desportivos devem ser implementados consoante a realidade de cada instituição. De facto, “dar um passo maior do que a perna” resulta inevitavelmente num prejuízo muitas vezes irremediável e poucas vezes assumido. As colectividades madeirenses têm vivido tempos austeros e de grande dificuldade para poderem pôr em prática as

O movimento Sport England, conforme divulgado pelo Estádio Universitário de Lisboa, defende os vários benefícios de uma vida ativa para cada pessoa e para os que a rodeiam, como: proporciona o bem-estar físico e mental da pessoa, promove desenvolvimento do indivíduo e da sua comunidade, e ajuda no crescimento da economia em vários níveis (local, regional, etc.).

O Troféu do Reitor é por isso uma das iniciativas da ACADÉMICA DA MADEIRA que incentiva os jovens, em particular estudantes universitários, a realizarem atividade física para uma melhor saúde mental e física.

Carolina Silva
com Carlos Diogo Pereira
ET AL.