Procurar
Close this search box.

A moda dos… “detox”

Numa altura em que muito se ouvem proclamar as vantagens dos sumos “detox” argumentando a sua ação dita desintoxicante do organismo, questiono-me a razão porque se têm esquecido de tantas outras formas de desintoxicação, e bem antigas, como é o caso da sopa? Não é rica em vegetais? Não é rica em vitaminas, minerais e nos tão famosos antioxidantes? Enfim, parece-me que têm prevalecido as modas, ou melhor, algumas formas de marketing.

Contudo, também há que admitir, que estes sumos parecem ser a única forma de muitos consumirem vegetais e fruta. Então que assim seja, mas é importante que sejam utilizados de uma forma supervisionada, onde são alternados com outros alimentos.

Parece-me então não ser sensato, nem equilibrado, passar o dia a beber sumos, mesmo que alguns até sejam saudáveis, mas que não tornam a alimentação diária completa. O mais equilibrado será optarmos por uma alimentação baseada em alimentos de todos os grupos alimentares, portanto completa, e onde haja lugar para as diferentes formas de consumir os alimentos, desde os líquidos até aos sólidos.

Convém ainda alertar, principalmente para aqueles que optam por estes sumos “detox” para perder peso, pois muitos deles até são muito calóricos… Não se deixe enganar!

Bruno Sousa
Nutricionista

DESTAQUES