As palavras-chave permitem que o leitor tenha acesso aos artigos que foram classificados com esse vocábulo enquanto etiqueta. Dessa forma, o repositório digital de notícias da ET AL. é filtrado para que o leitor consulte o grupo de artigos que corresponde à palavra-chave que selecionou. Em alternativa, pode optar pela procura de termos na barra de pesquisa.

Etiqueta Selecionada

saúde

Literacia em Saúde: Funchal assina em breve protocolo com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde

Pedro Calado reiterou a aposta do seu executivo na promoção da saúde e do bem-estar dos munícipes, sobretudo da população sénior. No âmbito do ‘Projeto Ativar’ da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), a Câmara Municipal do Funchal vai assinar, em breve, com esta Associação, um protocolo com o objetivo de promover, em todas as freguesias do Funchal, sessões sobre Literacia em Saúde.

LER MAIS...

Não te esqueças de mim

No final de 2022, na semana do Natal, a Cadmus fez um último lançamento em 2022, uma história tocante para a Infância, que aborda a forma como a Demência afeta a vida de quem apresenta sintomas. Rafaela Rodrigues fala-nos de UMA CASA SEM NOME PARA DEPOIS, uma edição apoiada pelo programa PRINT.

LER MAIS...

Como estudar na Universidade?

O Serviço de Psicologia da UMa irá lançar oficinas temáticas sobre a vida universitária. O primeiro acontece no dia 1 de março, com inscrições até ao dia 24 de fevereiro. Os objetivos dessa oficina passam por “levar à compreensão e reflexão sobre a temática dos métodos de estudo”.

LER MAIS...

XIII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

A Universidade da Madeira (UMa) recebe, entre os dias 26 e 28 de outubro, o XIII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (ASPEM), este ano subordinado ao tema “É preciso agir!”, de modo a salientar a importância de investir na saúde mental das pessoas. O evento decorre na Sala do Senado, no piso -2 do Campus Universitário da Penteada, em formato presencial e remoto, e resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, a Universidade da Madeira, a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, e a Associação de Promoção da Madeira. O Congresso conta com mais de 450 participantes inscritos, dos quais 250 estarão presencialmente. Nos trabalhos a decorrer estão envolvidos mais de 1200 profissionais de saúde mental de diversos países – Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia, Chile, México, Uruguai e Argentina. O objetivo é proporcionar um espaço de partilha entre profissionais de saúde, tendo em vista a implementação de práticas de qualidade em saúde mental e psiquiatria. O programa do Congresso é constituído por diversas atividades e pretende divulgar temas da atualidade em saúde mental, bem como evidenciar a importância da validação científica dos mesmos. Para o primeiro dia do evento, 26 de outubro, estão previstos a realização do V Seminário Internacional de Investigação em Saúde Mental, no qual vão ser apresentados 20 projetos de relevância nacional e internacional, quatro cursos práticos sobre práticas promotoras de saúde mental e um Espaço Cinema e Saúde Mental, onde vão ser apresentadas e comentadas duas curtas-metragens, premiadas internacionalmente: “No limiar do Pensamento” e “As Cartas da Minha Mãe”, este último a decorrer no Museu Casa da Luz. “É preciso agir!” é o tema do congresso. O Congresso propriamente dito decorre ao longo dos dias 27 e 28 de outubro e inclui cinco painéis de conferências, debates, um espaço cidadão, uma reunião de investigadores em saúde mental e a apresentação de 150 propostas de trabalhos em formato de poster/comunicação oral. A sessão de abertura foi realizada no dia 27 de outubro, com a presença do Reitor da Universidade Madeira, Sílvio Moreira Fernandes; do Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos; do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado; do Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional da Região Autónoma da Madeira da Ordem dos Enfermeiros, Nuno Neves; da Presidente da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira, Isabel Fragoeiro; e do Presidente da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Carlos Sequeira. Clique aqui para aceder ao programa completo. Universidade da Madeira Com fotografia de Mick Haupt.

LER MAIS...

Consulta do Estudante Universitário no Centro de Saúde do Bom Jesus

Destinado aos estudantes universitários da Região Autónoma da Madeira (RAM), assim como aos estudantes universitários insulares deslocados no continente português. Este serviço possibilita cuidados de saúde integrais e de acesso rápido, através de consultas presenciais e telefónicas. O Serviço de Saúde da RAM disponibiliza no Centro de Saúde do Bom Jesus a Consulta do Estudante Universitário destinada a jovens e adultos. A Consulta do Estudante Universitário é um serviço de assistência médica e de enfermagem que funciona semanalmente, desde o ano 2020, no Serviço de Atendimento ao Jovem sediado no Centro de Saúde do Bom Jesus. Destinado aos estudantes universitários da RAM, assim como aos estudantes universitários insulares deslocados no continente português. Este serviço possibilita cuidados de saúde integrais e de acesso rápido, através de consultas presenciais e telefónicas. Brevemente, a Consulta do Estudante Universitário estará também disponível na modalidade de telemedicina, o que permitirá o acesso adequado à realidade de cada estudante. O acesso a estas consultas é realizado através do Portal do Utente, pelo telefone +351 291 208 700 ou pelo endereço de correio electrónico do centro de saúde: cs.bomjesus@sesaram.pt. Este serviço de saúde ao estudante universitário, anteriormente prestado pelo médico Francisco Macedo, é agora assegurado pela médica Cristina Ornelas, especialista em Medicina Geral e Familiar e no Atendimento ao Jovem. Texto do Governo Regional da Madeira Com fotografia de Sander Sammy.

LER MAIS...

Novo centro de referência na inovação aplicada na área da saúde

No dia 20 de junho foi celebrado um protocolo de cooperação entre a UMa e a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil. Ao longo dos últimos anos, a Universidade da Madeira e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira têm colaborado no desenvolvimento e na validação clínica de tecnologias no âmbito da reabilitação e qualidade de vida. Considerando o contexto de futuro desenvolvimento desta colaboração e tendo em vista a consolidação da capacidade de as duas instituições desenvolverem novas técnicas que possam beneficiar a qualidade de vida dos utentes da RAM, foi celebrado, a 20 de junho, um protocolo de cooperação entre a UMa e a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil para a implementação do Centro de Tecnologias para a Qualidade de Vida (Quality of Life Technologies Centre of Madeira (LifeTech Madeira)). O protocolo foi subscrito pelo Reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes, e pelo Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, no Colégio dos Jesuítas do Funchal. Universidade da Madeira com fotografia de Nathan Dumlao.

LER MAIS...

Saúde Escolas: projeto de monitorização em saúde

A apresentação pública do projeto “Saúde Escolas: Projeto de Monitorização em Saúde [SEE_App]” aconteceu no dia 18 de maio de 2022, no Colégio dos Jesuítas, na cidade do Funchal. Este projeto surge de uma parceira entre a SH SeeHealth, Lda. a Universidade da Madeira (UMa) e o Instituto de Tecnologias Interativas/ LARSyS. Resumo do Projeto Motivação: A opção por estilos de vida mais saudáveis em crianças e adolescente em idade escolar é uma preocupação dos pais e de toda comunidade escolar uma vez que suporta uma transição sustentável e um desenvolvimento próspero para idade adulta. Numa era digital, os sensores inteligentes abriram as portas para uma avaliação mais detalhada de muitos indicadores de saúde, que avaliados e comunicados em tempo real, poderão ter um impacto positivo na saúde individual e coletiva de uma sociedade. Desafio: Atualmente, a saúde digital tem sido vista como uma prioridade estratégica emergente dos serviços de saúde. A COVID-19 acelerou o uso de tecnologias digitais de saúde para tornar os sistemas e serviços de saúde mais eficazes. Outras “flagships” são também ambicionadas, incluindo perceções comportamentais, culturais e saúde mental em crianças e adolescente em idade escolar. Objetivos: Investigar, desenvolver e implementar uma aplicação móvel em saúde apropriada ao contexto da comunidade educativa da RAM. Este aplicativo móvel pretende suportar a adoção de estilos de vida mais saudáveis, numa lógica de educação para a saúde em contexto escolar, mas também integrar outras áreas relacionadas com a vigilância epidemiológica, como é o exemplo do combate à propagação da COVID-19. Para cumprir com este segundo objetivo, serão instaladas Câmaras com sensores capazes de fazer reconhecimento facial e medir a temperatura corporal à entrada da escola. Esta informação será comunicada na aplicação. Resultados esperados: Fornecer uma aplicação segura às crianças e adolescente em idade escolar com 2 áreas distintas: (1) espaço de comunicação com orientações específicas sobre opções por estilos de vida mais saudáveis; (2) implementação de um sistema de vigilância epidemiológica baseado na instalação de câmaras termográficas capazes reconhecer os alunos e medir a temperatura corporal à entrada das escolas. As escolas selecionadas para esta experiência piloto foram: (1) Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior – Camacha; (2) Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos dos Louros, (3) Escola Básica dos 2.º e 3.º Dr. Eduardo Brazão de Castro e (4) Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos. Universidade da Madeira

LER MAIS...

Todos merecem ser MENTES BRILHANTES

O programa MENTES BRILHANTES é apresentado pela ACADÉMICA DA MADEIRA no dia 17 de maio, no âmbito das celebrações do Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOT).

LER MAIS...

Uso obrigatório de máscara termina

A 12 de maio de 2022 foram publicadas as conclusões do Conselho do Governo. O Conselho do Governo decidiu manter a situação de alerta na Região Autónoma da Madeira, preservando um conjunto de medidas no âmbito do combate à pandemia. Determinou, igualmente, continuar o uso de máscara em determinados espaços fechados (como lares, unidades de saúde e farmácias) e aquando da utilização pelos cidadãos de transportes coletivos de passageiros, bem como no transporte de passageiros em táxis ou similares. A resolução aprovada, que entra em vigor às zero horas do dia 15 de maio, considera que, não obstante a situação epidemiológica causada pela pandemia da doença COVID-19 apresentar uma evolução favorável na Região Autónoma da Madeira, há ainda medidas profiláticas que se devem manter. A situação de alerta na Região Autónoma da Madeira, por razões de saúde pública com o escopo de contenção da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), é renovada com efeitos a partir das 0:00 horas do dia 15 de maio de 2022 e até às 23:59 horas do dia 31 de maio de 2022. Nesta resolução, fica ainda determinada a obrigatoriedade do uso de máscara cirúrgica ou FFP2 por pessoas com idade superior a 6 anos de idade para o acesso ou permanência nos seguintes espaços, deixando de ser obrigatória nos que não estão abaixo referenciados: Em estabelecimentos e serviços de saúde, incluindo farmácias comunitárias. Em estruturas residenciais ou de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis, pessoas idosas ou pessoas com deficiência, bem como unidades de cuidados continuados integrados (UCCI) da Rede de Cuidados Continuados Integrados da RAM. Na utilização de transportes coletivos de passageiros, bem como no transporte de passageiros em táxi ou similares. Em plataformas e acessos cobertos a transportes públicos, incluindo aeroportos e terminais marítimos. Nos casos confirmados de COVID-19, em todas as circunstâncias, sempre que estejam fora do seu local de isolamento até ao 10.º dia após data do início de sintomas ou do teste positivo. No domingo, 15 de maio, será permitido circular, em espaços fechados, já sem máscara. Universidade da Madeira

LER MAIS...
OS NOSSOS PARCEIROS